Topo

Bob Dylan responde a acusações de plágio em entrevista

O cantor Bob Dylan, que recentemente lançou seu 35º disco, chamado "Tempest" - Vírgula/Divulgação
O cantor Bob Dylan, que recentemente lançou seu 35º disco, chamado "Tempest" Imagem: Vírgula/Divulgação

Do UOL, em São Paulo*

12/09/2012 22h16

O cantor Bob Dylan comentou as acusações de plágio que recebeu em recente entrevista para a revista norte-americana "Rolling Stone".

Quando perguntado sobre as citações que fez do livro “Confessions of a Yakuza”, de Junichi Saga, e do poeta do século 19 Henry Timrod em sua obra, Dylan respondeu que se não fosse por ele a maioria das pessoas nunca teria ouvido falar em Timrod.

O cantor ainda comparou seus acusadores com as pessoas que o chamaram de Judas por começar a usar guitarra elétrica em 1965. “Se você acha que já foi chamado de um nome ruim, tente se livrar de uma dessas. Todos esses sacanas do mal podem apodrecer no inferno”, declarou.

Em 2003, o "Wall Street Journal" relatou que as letras do disco "Love and Theft", de 2001, eram notavelmente parecidas com trechos da biografia de Junichi Saga, lançada em 1995.

Doze trechos semelhantes foram identificados. Num deles, por exemplo, a letra de Dylan diz: "Não sou tão legal e clemente quanto pareço"; no livro, lê-se a frase: "Não sou tão legal ou clemente quanto eu poderia parecer".

Em 2006, o "New York Times" fez alegações semelhantes envolvendo o álbum "Modern Times", evocando frases de Henry Timrod, um poeta da época da Guerra da Secessão norte-americana.

"Estou trabalhando dentro da minha forma de arte", disse Dylan na entrevista. "É simples assim (...). Chama-se composição. Tem a ver com melodia e ritmo, e depois disso vale tudo. Você torna tudo seu. Todos nós fazemos isso.

O mais recente disco de Dylan, chamado “Tempest”, é o 35º da sua carreira, e está atualmente em 3º lugar em vendas no Reino Unido.   

*Com informações da agência Reuters