Topo

Revista elege Tim Maia e Elis Regina como maiores vozes da história da música brasileira

Tim Maia e Elis Regina foram eleitos pela revista "Rolling Stone Brasil" como as principais vozes da história da música brasileira e estampam as duas capas disponíveis para a publicação em outubro - Montagem UOL
Tim Maia e Elis Regina foram eleitos pela revista "Rolling Stone Brasil" como as principais vozes da história da música brasileira e estampam as duas capas disponíveis para a publicação em outubro Imagem: Montagem UOL

Do UOL, em São Paulo

11/10/2012 18h36

A edição de outubro da revista "Rolling Stone Brasil" elegeu Tim Maia e Elis Regina como as maiores vozes da história da música brasileira, colocando os dois cantores à frente de uma lista com cem artistas. Cada um deles vai estampar uma das duas capas disponíveis para a publicação, que chega às bancas na próxima semana.

A lista traz outros nomes consagrados como Ney Matogrosso, Maria Bethânia, Roberto Carlos, Caetano Veloso, Raul Seixas e Clara Nunes. Até mesmo artistas mais recentes na música brasileira, como Céu e Tulipa Ruiz, foram lembrados por uma equipe de especialistas consultada para a eleger os homenageados.

Cada texto sobre os principais nomes da lista é assinado por outros artistas como Rita Lee, Samuel Rosa e Max de Castro. No caso de Tim Maia, o autor foi o músico Seu Jorge. “O timbre de Tim Maia era muito particular e muito pessoal. De grande extensão, ia do grave ao agudo e era marcante, com o sotaque da música brasileira", escreveu. "Você percebe samba, jovem guarda, forró, tudo fundido dentro dessa particularidade de black music."

Já Elis foi descrita pela própria filha, a artista Maria Rita. “Minha mãe, absurdamente inteligente que era, soube ser repórter do seu tempo, de forma sensível, criativa e corajosa”, relatou. “A sua compreensão das letras permitia sua interpretação ímpar."

Veja os 10 primeiros colocados da lista, e os respectivos autores de cada texto:

1.Tim Maia por Seu Jorge
2. Elis Regina por Maria Rita
3. Ney Matogrosso por Rita Lee
4. Wilson Simonal por Max de Castro
5. Maria Bethânia por Caetano Veloso
6. Roberto Carlos por Marcelo Jeneci
7. Gal Costa por Tulipa Ruiz
8. Caetano Veloso por Ney Matogrosso
9. Clara Nunes por Paulinho da Viola
10. Milton Nascimento por Samuel Rosa