Topo

Veteranos do Suede abrem noite do Planeta Terra com rock inglês dos 90

A banda britânica Suede se apresenta no festival Planeta Terra (20/10/2012) - Reinaldo Canato/UOL
A banda britânica Suede se apresenta no festival Planeta Terra (20/10/2012) Imagem: Reinaldo Canato/UOL

Estefani Medeiros

Do UOL, em São Paulo

20/10/2012 20h10

Os ingleses do Suede abriram a noite fresca e sem chuva do festival Planeta Terra deste sábado (20), por volta da 18h30, após uma mudança de horário causada pelo cancelamento da banda Kasabian.

Primeira atração veterana da noite, formada no fim da década de 80 e com uma das formações de maior faixa etária do festival, o quinteto suou, literalmente, para levantar a plateia. O público assistiu ao show de forma mais contemplativa, cantando discretamente trechos das músicas.

Singles mais animados como “Can't Get Enough” e o hit “Beautiful Ones” ajudaram a tirar o público do chão e aplaudir. Imagens psicodélicas projetadas no fundo do palco deram ao show uma aura oldschool, similar à apresentação dos californianos do Pavement, de quem são contemporâneos, e que tocou no mesmo festival, em 2010.

Vocais femininos

Quem chegou por volta das 16h30 pôde presenciar uma dobradinha curiosa formada por vocais femininos. Do lado direito, no palco indie, a jovem produtora Little Boots, codinome de Victoria Christina Hesketh, apresentava seu indie rock mais eletrônico e dançante. Do lado esquerdo, no palco principal, a banda Best Coast e seu rock com jeitão de surf music garageiro era representado pela vocalista Bethany Constantino.

Apesar de ter as mesmas falhas de som sofridas por Mallu Magalhães, Little Boots tocou animada alguns de seus hits como “Shake” e “Remedy” e recebeu o público que ainda chegava timidamente para assistir aos shows. Enquanto isso, o Best Coast tocava faixas de seus dois álbuns, como "Boyfriend" e “Our Deal”. As duas comemoraram simultaneamente o fim da chuva e a chegada do sol. 

Os britânicos do The Maccabees foram responsáveis por mostrar que o festival está em dia com as atrações em ascensão no agitado cenário musical inglês. Liderados pelo charmoso vocalista Orlando Weeks, a banda se apresentou para um público, que em boa parte, ouvia a banda pela primeira vez. Mais perto do palco, alguns fãs cantaram, aplaudiram e foram receptivos com o grupo. “Não podemos acreditar que vocês estão aqui. Voltaremos em breve”, disse Weeks. 

A banda revezou sons mais românticos como “First Love”, que arrancou alguns gritos de meninas da plateia e “Love You Better”, que motivou diversos beijos entre casais, com músicas de guitarras mais distorcidas, como “Pelican”, que colocou o público para dançar e gritar junto no fim da apresentação.

Há três horas do encerramento do festival, os ingressos da bilheteria do Planeta Terra, que totalizavam 30 mil, já esgotaram, de acordo com informação da produção. Do lado de fora do festival, cambistas vendem entradas por até R$ 30 no entorno do Jockey.