Topo

Cantor de jazz Terry Callier morre aos 67 anos

O cantor e compositor Terry Callier em frente ao estúdio onde gravou seu último álbum, "Hidden Conversations" (2009) - Reprodução/massiveattack.com
O cantor e compositor Terry Callier em frente ao estúdio onde gravou seu último álbum, "Hidden Conversations" (2009) Imagem: Reprodução/massiveattack.com

Do UOL, em São Paulo

29/10/2012 09h02

O cantor e compositor Terry Callier faleceu no último domingo (28), aos 67 anos. Nascido na cidade norte-americana de Chicago, ele foi encontrado morto em sua residência, informou o jornal “The Chicago Sun Times”. Ainda não foi divulgada a causa de sua morte.

Importante voz do jazz e do soul, Callier começou a carreira ainda adolescente, quando fez parte de vários pequenos grupos musicais. Mais velho, ele lançou o primeiro álbum, “The New Folk Sound of Terry Callier”, em 1968.

Durante os anos 1970, ele lançou três álbuns de jazz bem recebidos pela crítica, mas abandonou a música na década seguinte para se dedicar a um emprego de programador na Universidade de Chicago.

Quando uma nova geração de músicos de jazz redescobriu seus trabalhos, porém, o cantor foi incentivado a voltar a fazer música. Nessa época, ele chegou a fazer shows no Reino Unido e gravou uma participação em um EP de Beth Orton, em 1997. No ano seguinte, ele lançou um novo álbum, “Timepeace”.

Depois de seu retorno, Callier ainda trabalhou em mais cinco discos. O último, de 2009, foi “Hidden Conversations”, feito em parceria com o Massive Attack.

Em seus últimos anos, o cantor dividiu seu tempo entre os Estados Unidos e a Inglaterra.