Topo

Black Sabbath é eleita a banda mais importante de todos os tempos do metal britânico

Ozzy Osbourne se apresenta com o Black Sabbath no Lollapalooza, em agosto de 2012 - Steve C. Mitchell/Invision/AP
Ozzy Osbourne se apresenta com o Black Sabbath no Lollapalooza, em agosto de 2012 Imagem: Steve C. Mitchell/Invision/AP

Do UOL, em São Paulo

19/11/2012 12h47

 

A banda Black Sabbath, fundada por Ozzy Osbourne em Birmingham no final da anos 60, foi eleita como a mais importante de todos os tempos do metal britânico em uma pesquisa divulgada neste final de semana por uma associação da indústria fonográfica britânica, a BPI (British Recorded Music Industry).

A pesquisa, que ouviu mais de 3.600 metaleiros na Grã Bretanha, indicou que o Black Sabbath é a banda mais importante do gênero no reino para 45% dos participantes. Em seguida, com 20% cada um, foram citados Iron Maiden e Led Zeppelin.

"Estamos honrados e lisonjeados de sermos reconhecidos em uma pesquisa que é respondida por fãs. Agradecemos a vocês", declarou o Sabbath em comunicado.

Expulso do grupo em 1979, por conta do abuso de álcool e drogas, Ozzy Osbourne voltou a se reunir com Tony Iommi (guitarra) e Geezer Butler (baixo) no final do ano passado, anunciando a gravação de faixas inéditas e uma turnê mundial.

Em maio de 2012, a banda fez seu primeiro show com a formação (quase) original em mais de cinco anos. O baterista Bill Ward recusou-se a participar e foi substituído por Tommy Clufetos.

Realizada em parceria com gravadoras e publicações especializadas no metal, a pesquisa da BPI revelou ainda que 75% dos participantes acreditam que a Grã Bretanha mereça o título de "lar do metal". A pesquisa mostrou ainda que 40% dos fãs têm contato com o gênero nos primeiros anos da adolescência e que, se tivessem de indicar um único álbum para apresentar o metal a um novato, o escolhido seria o "Black Album", lançado pelos norte-americanos do Metallica, em 1991.