Topo

Animação para promover coletânea de Tim Maia mostra vida e morte do artista em dois minutos

Do UOL, em São Paulo

17/12/2012 19h19

Lançada em outubro de 2012 com boas críticas da imprensa internacional, "The Existencial Soul of Tim Maia - Nobody Can Live Forever", coletânea dos sucessos do artista da gravadora do ex-Talking Heads David Byrne, teve um vídeo promocional divulgado nesta segunda (17).

Chamado de "The Existential Adventures of Tim Maia", o vídeo mostra alguns fatos marcantes da vida do artista, como os atrasos, a fase racional, a relação com drogas, todos narrados pelo músico Devendra Banhart. Na animação, o artista é descrito como o "homem que revolucionou a soul music no Brasil", e "um dos maiores artistas soul de todos os tempos". Os fatos foram inspirados na obra de Nelson Motta, a biografia "Vale Tudo". 

No ano em que o artista comemoraria 70 anos, a "Rolling Stone" americana relembrou sua obra e diz que a coletânea do artista funciona como uma "granada na alma". A revista "Spin" disse que no Brasil ele é mais famoso por suas farras e envolvimento com drogas, o que "subestima sua singularidade". E o "New York Times" considerou o artista que "adaptou a soul music para os gostos brasileiros".