UOL 89 FM promove campanha de doação de sangue em São Paulo

Do UOL, em São Paulo

  • Divulgação

Nos 459 anos de São Paulo, a UOL 89 FM - A Rádio Rock convida os ouvintes, leitores e internautas para literalmente dar o sangue pela cidade. A ação começou na segunda-feira (21) e vai até a próxima sexta, data do aniversário da cidade.

Entre 10h e 16h, uma equipe da Rádio Rock estará no Posto Clínicas da Fundação Pró-Sangue, no Hospital das Clínicas, próximo ao metrô das Clínicas (Av. Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155). Quem aderir à campanha de doação ganha na hora um adesivo da rádio.

Segundo Junior Camargo, diretor executivo da UOL 89 FM, o adesivo da Rádio Rock será entregue a todos que passarem pelo posto, mesmo aqueles que não puderem fazer a doação de sangue. "É preciso obedecer às normas de doação, mas vamos entregar os adesivos para todos que passarem pelo posto, mesmo que não estiverem aptos a doar. As pessoas acabam compartilhando fotos com o adesivo nas redes sociais, que também é uma forma de incentivo", disse Junior.

A expectativa é de que cerca de 2000 pessoas passem pelo posto até o final da semana. "Só no primeiro dia da campanha, na segunda-feira, 59 pessoas fizeram a doação. Na sexta-feira o número de doadores deve ser ainda maior pelo fato de ser feriado", acredita Junior.

Para doar sangue, segundo instruções da Fundação Pró-Sangue, é preciso:

- Estar em boas condições de saúde;
- Ter entre 16 e 67 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;
- Pesar no mínimo 50kg;
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação);
- Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).

Impedimentos temporários:

- Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas;
- Gravidez;
- 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana;
- Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses);
- Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;
- Tatuagem nos últimos 12 meses;
- Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses;
- Acre, Amapá, Amazonas, Rondônia, Roraima, Maranhão, Mato Grosso, Pará e Tocantins são estados onde há alta prevalência de malária. Quem esteve nesses estados deve aguardar 12 meses.

Impedimentos definitivos:

- Hepatite após os 11 anos de idade;
- Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue: Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas;
- Uso de drogas ilícitas injetáveis;
- Malária.
 

Últimas de Música

titulo-box Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos