Topo

Exclusivo: com clipe feito no iPhone, Supla diz sentir "amor e ódio" da tecnologia

Tiago Dias

Do UOL, em São Paulo

19/02/2013 09h54

Com uma ideia na cabeça e um iPhone na mão, a dupla Brothers of Brazil lança nesta terça-feira (19), com exclusividade para o UOL, o clipe de “Viva Liberty”. O terceiro vídeo a sair do “On My Way” (2012), disco mais recente dos irmãos Supla e João Suplicy, foi inteiramente gravado com a câmara do celular.

“A imagem parece de cinema. Mas o segredo está no tratamento dado pelo Robert Mattoso, que apenas filma os clipes do Brothers com iPhone. Dá um trabalhão, mas o resultado fica muito legal”, conta Supla.

O clipe foi gravado em Downtown, na Califórnia. A região, com alta concentração de imigrantes, pareceu o cenário ideal para entoar a canção sobre liberdade.

“Downtown L.A. tem uma grande concentração de mexicanos. Ficam várias lojinhas lá, parece a 25 de março (principal rua de comércio popular em São Paulo). Achamos legal mostrar esse lado da Califórnia”, diz. “A mensagem da música é importante, é uma das canções que mais pegam no show”.

A inspiração da letra veio de uma foto de John Lennon em frente à Estátua da Liberdade, imagem que simbolizou a época em que o presidente Richard Nixon pensava em deportá-lo dos Estados Unidos. “É a liberdade de tudo, de ser quem você quiser. Quer ser a Lady Gaga? Seja”, brinca.

Com o clipe feito no iPhone, o último disco lançado primeiramente no iTunes e o download gratuito de um show do duo no site oficial, Supla, se pudesse, deixaria a tecnologia de lado.

“Eu uso o iPhone, mas acho uma m****. Você vai no show e está todo mundo falando. Aderi totalmente à essa vida e acho que perco tempo com isso”, explica. “É uma relação de amor e ódio. Você fica viciado”.

A maneira de consumir música também o incomoda. “Eu sinto falta de loja de disco, é tão sozinho descobrir música pelo computador. É um jeito chato. Era muito bom quando você ia às lojas, conversava com as pessoas. Era bonito isso”, afirma.

Shows
Após passar uma temporada na banca de jurados do programa “Ídolos”, da Record, e apresentar, com João, durante mais de dois anos, o “Brothers”, da Rede TV!, Supla e o irmão focaram em shows ano passado.

Os últimos, ao lado do cantor Adam Ant, se esgotaram rapidamente. Uma dessas apresentações, inclusive, encerra o clipe de “Viva Liberty”, no momento em que o iPhone chega a entrar na boca de Supla (“É a parte que eu mais gosto do clipe”).

Sem deixar os shows lá fora de lado, eles mandam um aviso: “Vamos atacar aqui também. Já estamos fazendo muitos shows no Brasil”. O próximo clipe será de “ A Vida Num Segundo” e, com iPhone ou não, também será por aqui.