Topo

Jovem mistura sertanejo com música clássica e faz sucesso na internet

Gustavo Horn tem 19 anos e produz vídeos desde os 17: "Aprendi a fazer tudo pela internet" - Reprodução/Facebook
Gustavo Horn tem 19 anos e produz vídeos desde os 17: "Aprendi a fazer tudo pela internet" Imagem: Reprodução/Facebook

Renato Damião

Do UOL, no Rio

01/03/2013 18h42

Com apenas 19 anos, Gustavo Horn já pode ser considerado um sucesso na internet. O jovem curitibano é responsável por produzir vídeos bem humorados para a internet, caso de "Sertanejo Clássico - Para Pessoas Com um Gosto Refinado". Nele Gustavo aparece fazendo um pout-porri com hits do sertanejo universitário como "Meteoro da Paixão", de Luan Santana, e "Balada", de Gusttavo Lima, mas com fundo musical de música clássica.

Em conversa ao UOL, Gustavo contou que a ideia surgiu após o êxito do vídeo de "Funk Clássico", que soma quase um milhão de visualizações. "Depois do vídeo do funk pensamos no que poderia vir depois, aí chegamos no sertanejo. A brincadeira é misturar letras que não possuem tanto refinamento e com a música clássica", explicou.

A brincadeira também serve, segundo o criador, como crítica. "Acho que tem também esse lado crítico, né? Afinal as pessoas acham que música clássica é antiquada, muita gente não dá a mínima", opinou ele que é fã mesmo de rock.

"Quero fazer cinema", diz Gustavo Horn

Gustavo Horn começou a fazer seus próprios vídeos aos 14 anos. Criado em uma família de pessoas ligadas às artes (a mãe é ilustradora e a tia trabalha com teatro), o jovem viu na internet a maneira certa para se expressar. "Meu primeiro vídeo brinquei de fazer cinema mudo, paguei de cult", brincou ele que aprendeu tudo por meio do computador.

"Aprendi a filmar, editar, ilustrar tudo com a internet. Fiquei encantado com essa possibilidade de botar tudo o que eu pensava para fora", contou ele fã do cinema francês e de Quentin Tarantino.

Aos 17 anos, Gustavo já estava trabalhando produzindo e comercializando seus vídeos. Hoje ele mora em uma casa com outros três amigos. O local serve com moradia e sede da "Gushorn Produções". "O pessoal que trabalha comigo tem essa filosofia de que o caminho não é o acadêmico. Existe muito material online e podemos aprender muito. Aprendo muito mais em frente ao computador do que aprenderia em uma sala de aula", opinou ele que só toparia entrar em uma universidade se fosse um curso de cinema no exterior.

"A longo prazo quero ter tempo para produzir meus curtas e investir no cinema", torceu ele que já contabiliza 53 vídeos produzidos e já se tornou famoso em Curitiba. "Aqui sou bastante reconhecido, algumas pessoas pedem para tirar fotos comigo, mas estou longe de ser uma celebridade. Tenho muito o que crescer ainda", finalizou.