Topo

"Chegamos ao ponto de tocar num festival desse nível", diz Vanguart sobre Lollapalooza

Thiago Azanha

Do UOL, em São Paulo

13/03/2013 13h23

O grupo Vanguart está em estúdio se preparando para dois trabalhos: seu terceiro álbum, previsto para sair em julho, e encarar o palco do festival Lollapalooza. A banda, que já abriu shows do Coldplay e Snow Patrol no Brasil, vai tocar no mesmo dia de Pearl Jam e Kaiser Chiefs. "Chegamos ao ponto de tocar num festival deste nível", comemora o vocalista Hélio Flanders.

Formada em 2002 em Cuiabá (MT), a banda surgiu com o folk rock e agora, no novo disco, seguirá um caminho mais "pop, leve e solar", segundo contou ao UOL o líder Hélio. "Musicalmente, estamos mais bem resolvidos. Percebemos que no segundo disco nos afundamos demais. Agora queremos fazer algo mais para cima, mas não chega a ser uma micareta", brincou ele.

Pela primeira vez na carreira a banda tem o auxílio de um produtor musical na gravação de um álbum. Rafael Ramos --o mesmo que descobriu os Mamonas Assassinas e que já trabalhou com Cachorro Grande, Matanza e Ultraje a Rigor, entre outras-- foi escalado para "trazer uma visão de fora" para o Vanguart.

"O novo disco será produzido em conjunto com ele. Nós somos uma banda que sabe o que quer. Estamos experimentando algo diferente com o Rafael, que é um cara jovem e sabe o novo jeito de fazer música", contou Hélio.

O disco não terá participações especiais já que, segundo o cantor, a banda já é numerosa. "Já somos em seis integrantes e todos colaboram. Eu e o Reginaldo escrevemos as músicas e os outros meninos fazem os arranjos", contou sobre o processo de criação.

  • Integrantes da Vanguart comemoram o prêmio de melhor banda no VMB 2012, da MTV

Ainda sem título definido, o novo álbum da banda deve sair com 12 faixas. Para chegar a este número, Helio precisou escolher entre vinte músicas escritas.

"No segundo álbum, devido ao tempo maior para o lançamento, escrevemos cerca de quarenta canções. Neste diminuímos para vinte e devemos lançar no CD doze ou dez faixas", disse.

Show no Lollapalooza

Além do novo álbum, os integrantes da Vanguart estão se preparando para tocar no festival de música Lollapalooza, no dia 31 de março, em São Paulo.

No mesmo dia da apresentação da banda mato-grossense sobem ao palcos artistas como Pearl Jam, Kaiser Chiefs, Kaskade, Hot Chip e Planet Hemp.

"Chegamos ao ponto de tocar num festival deste nível. Estamos vivendo um momento ótimo da banda e com uma ansiedade positiva para participar do festival", disse Flanders.

O vocalista também acredita que tocando em festivais poderá levar o som da banda para pessoas que não conhecem o trabalho do grupo.

Além da apresentação da Vanguart no Lollapalooza, Helio pretende acompanhar os shows das bandas Cake, The Flaming Lips, Pearl Jam, Graforreia e Criolo.