Topo

Cover dos Beatles toca repertório de "Please, Please Me" no prédio do UOL; assista

Thiago Azanha

Do UOL, em São Paulo

15/03/2013 14h48

Comemorando os cinquenta anos após o lançamento de "Please, Please Me", primeiro álbum dos Beatles, o UOL promoveu uma audição pública com a banda "Zoom Beatles" em frente ao prédio da empresa nesta sexta-feira (15).

Curiosos e fãs de carteirinha do grupo formado em Liverpool em 1960 pararam por alguns instantes a rotina para ouvir o cover da banda "Zoom Beatles" na avenida Faria Lima. Além das quatorze músicas presentes no álbum "Please, Please Me", eles também tocaram outros sucessos do grupo inglês.

A beatlemaníaca Ana Lúcia Guazelli era uma das mais animadas. Ela caminhava pela Faria Lima quando ouviu as músicas que gostava e não pensou duas vezes para parar e conferir a apresentação.

"Sou uma beatlemaníaca de carteirinha! Ouço os Beatles desde 1964, quando tinha 13 anos. Já fui a diversos shows dos covers da banda em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife. Simplesmente amo os Beatles", contou Ana, que sabia decor todas as letras tocadas no show.

Já o motoboy Gilvan José parou sua moto em plena avenida para conferir por alguns minutos a performance do Zoom Beatles -- e só saiu quando um ônibus começou a buzinar para sair da faixa destinada a ele.

"Queria ficar mais tempo ouvindo a banda. Sou muito fã mesmo", disse.

Rafael Bernardes também estacionou sua biblioteca sob rodas na frente do prédio para ver o show. "Quem não gosta dos Beatles? Meu avô e meu pai são fãs da banda e eu herdei a tradição. Hoje acho que ninguém vai trabalhar para ouvir a banda tocar", brincou.

No ponto de ônibus em frente ao prédio, as pessoas que esperavam sua condução aprovaram a iniciativa. "Acho ótimo esperar o ônibus ouvindo os Beatles", contou Juliana Fernandes.

Os funcionários do UOL também foram surpreendidos com a apresentação no prédio da empresa. A maioria cantou as músicas junto com a banda. Alguns, mais animados, ensaiaram uns passinhos de dança e gritinhos para a banda -- assim como faziam as fãs dos Beatles quando o grupo ainda existia.

"Só vou sair daqui quando eles terminarem o show", disse Valter Vitorino, manobrista do estacionamento no prédio da empresa. "Não podia perder esta oportunidade de relembrar de perto as músicas que fizeram parte da minha vida".

A filha de Valter, Valéria Vitorino, recepcionista no prédio do UOL, contou que o pai sempre colocava os discos do grupo para tocar em sua casa.

"Tinha até um quadro pendurado na parede com os quatro integrantes da banda que adorava ficar olhando", contou.

Zoom Beatles

Os integrantes da banda Thiago Colli (John Lennon), Reinaldo Almeida (Paul McCartney), Rony Almeida (Geore Harrison), Rodrigo Luís (Ringo Starr) e Helton Oliveira (George Martin) têm opiniões diferentes a respeito de qual o melhor álbum dos Beatles.

Thiago e Reinaldo apostam em "Rubber Soul", de 1965. Já Helton e Rony preferem "Abbey Road", lançado em 1969. Rodrigo segue na opinião solitária por "Revolver", de 1966.

Ganhadores de um concurso realizado em 2002 entre 152 grupos para escolher o melhor cover dos Beatles no Brasil, o Zoom Beatles possui instrumentos originais e réplicas da época dos Beatles que chegam a valer R$ 100 mil.

"Com isto, garantimos um som mais fiel ao original", explica Helton Oliveira.

Questionados se estavam acostumados a tocar para o público na rua, os integrantes afirmaram que sim.

"É mais divertido pegar o cara de surpresa na rua. O público, no geral, é carente de música", contou o vocalista Thiago Colli.

O Zoom Beatles se apresenta mensalmente em São Paulo no Morrison Rock Bar e no Café Piu-Piu.