Topo

Caetano estreia turnê de "Abraçaço" no Rio sob gritos de "gostoso"

Caetano Veloso se apresenta na estreia no Rio de Janeiro da turnê "Abraçaço", no Circo Voador - AgNews
Caetano Veloso se apresenta na estreia no Rio de Janeiro da turnê "Abraçaço", no Circo Voador Imagem: AgNews

Renato Damião

Do UOL, no Rio de Janeiro

22/03/2013 03h14

Um Circo Voador lotado recebeu – literalmente – de braços abertos a estreia de “Abraçaço”, nova turnê de Caetano Veloso, cuja estreia aconteceu nesta quinta-feira (21) no Rio de Janeiro. Muito antes de o artista subir ao palco, fãs se aglomeraram para garantir o melhor lugar. Às 23h30 Caetano surgiu, vestindo calça preta e camisa vermelha, acompanhado pela banda Cê, formada por Pedro Sá, Marcelo Callado e Ricardo Dias Gomes.

Nos primeiros acordes de “A Bossa Nova É Foda” o público reagiu com gritinhos e aplausos. “Essa música é o grito de guerra do Brasil”, disse Caetano. A apresentação seguiu com “Lindeza” e “Quando o Galo Cantou”. No palco o clima era de sedução, com Caetano soltando risinhos e lançando piscadinha para a plateia. Moças e rapazes menos desinibidos se declararam em frases como “Casa comigo!” ou “Caetano você é um gostoso”.

“Abraçaço”, canção que deu nome ao álbum lançado no final de 2012, ganhou solo de guitarra de Pedro Sá e performance de Caetano com os músicos. Eles “reproduziram” a capa do CD onde o cantor aparece envolvido por diversas mãos. “Essa é a banda Cê de novo no Circo”, bradou Caetano, que esteve afastado do local deste da turnê de “Cê”, em 2007.

O disco “Cê”, primeiro trabalho de Caetano com a banda de rock, foi lembrado nas canções “Homem” e “Odeio”. Na primeira, o cantor mostrou vitalidade ao se jogar no chão e não conteve gestos ousados como segurar no pênis e simular uma vagina com as mãos. Já na segunda, ele incentivou a plateia a gritar em uníssono o refrão “Odeio você”.

Hits mais antigos de Caetano como “Eclipse Oculto” e “Reconvexo” também entraram no set list que contou ainda com “Triste Bahia”, do disco “Transa”, de 1972, e “Alguém Cantando”, de “Bicho”, lançado em 1977. Ovacionado, o cantor fechou a noite com “Você Não Entende Nada”.

No bis, Caetano recebeu Lucinha Araújo, mãe de Cazuza e responsável pela Fundação Sociedade Viva Cazuza. Toda a renda do show desta noite foi destinada ao projeto. “Caetano diz que o quarto dele é frio, mas isso é só porque ele quer. Ele é um gostoso”, brincou Lucinha referindo-se aos versos de “Estou Triste”. Antes de se despedir, Caetano abriu espaço para “Luz de Tieta” e “Outro”. “Abraçaço” ocupa o Circo Voador até domingo (24)  - com ingressos já esgotados -  e depois segue para São Paulo. 

Veja as canções que Caetano Veloso apresentou na estreia da turnê de “Abraçaço”

“A Bossa Nova É Foda”

“Lindeza”

“Quando o Galo Cantou”

“Abraçaço”

“Parabéns”

“Homem”

“Um Comunista”

“Triste Bahia”

“Estou Triste”

“Odeio”

“Escapulário”

“Funk Melódico”

“Alguém Cantando”

“Coisa Mais Linda”

“Eclipse Oculto”

“Mãe”

“Alexandre”

“Império da Lei”

“Reconvexo”

“Você Não Entende Nada”

Bis

“Vinco”

“Luz de Tieta”

“Outro”