Topo

"Quem acha que não foram influência não sabe apreciar", diz Ritchie sobre Beatles

Do UOL, em São Paulo

22/03/2013 08h30

Cinquenta anos após o lançamento de "Please, Please Me", primeiro álbum dos Beatles, artistas consagrados da música brasileira falam sobre o legado deixado pelo quarteto de Liverpool.

No quarto e último vídeo da série "Especial Beatles - 50 Anos de Beatlemania", produzida pelo UOL, os entrevistados apontam as influências que a banda deixou na maneira de se fazer música pop até hoje.

"Quem acha que eles não foram influência nisso tudo que a gente faz de música pop não sabe apreciar", opina Ritchie. "O formato, a canção de três minutos e meio, essa ideia da 'pop song' vêm de certa maneira das mãos deles, eles que escreveram o manual pra gente", diz.

"Muita coisa de estúdio, maneira de gravar, recurso, foi inventado por causa dos Beatles, não existia", conta Odair José.

Além de Ritchie e Odair José, o quarto episódio traz depoimentos de depoimentos de Caetano Veloso, Cauby Peixoto, Ronnie Von e Renato Barros (Renato e Seus Blue Caps). Ronnie Von compara seu amor pelos Beatles ao amor por um filho, em que não dá para escolher um momento preferido, enquanto Caetano afirma que eles "fizeram muito mais do que seria necessário".

Dividida em quatro edições, a série mostra ainda a banda cover ZoomBeatles interpretando o álbum "Please, Please Me" na íntegra, com instrumentos e equipamentos de época para reproduzir a sonoridade original de 1963.  Entre as entrevistas os beatlemaníacos podem assistir a trechos dos clipes de "Do You Want To Know a Secret?", "A Taste of Honey", "There's a Place" e "Twist and Shout" gravados pela banda Zoom Beatles no heliponto do prédio do UOL, em São Paulo.

A série em vídeo foi gravada em HD e presta uma homenagem ao célebre "Rooftop Concert", clássico show dos Beatles gravado no telhado da gravadora Apple, em Londres. As datas de lançamento são:

15/03 - Parte 1: Impacto
18/03 - Parte 2: Influências
20/03 - Parte 3: Beatlemania
22/03 - Parte 4: Legado

"Please, Please Me"
Lançado em 22 de março de 1963, "Please, Please Me" surgiu na sequência do sucesso do single homônimo, o primeiro dos Beatles a alcançar o primeiro lugar nas paradas britânicas. Era o início oficial da chamada beatlemania.

Gravado e mixado ao vivo nos estúdios Abbey Road em menos de 10 horas, "Please, Please Me" traz clássicos como "I Saw Her Standing There", "Love Me Do", "Do You Want To Know a Secret", "Twist And Shout" e a faixa-título. Como todos os álbuns de estúdio da banda, chegou ao primeiro lugar das paradas logo após o lançamento.

Sob o comando do produtor George Martin, a gravação procurou reproduzir a sonoridade dos shows dos Beatles no lendário Cavern Club, em Liverpool. As faixas misturavam algumas das melhores composições de Lennon & McCartney e covers que ilustravam bem as influências que guiavam a banda na época.