Topo

Crianças têm palco à parte, entrada especial e até aula de bateria no Lollapalooza

Mário Barra e Thiago Azanha

Do UOL, em São Paulo

29/03/2013 13h46

Ir a um festival de rock deixou de ser desculpa para deixar as crianças em casa. De olho nos pais e filhos roqueiros, o Lollapalooza Brasil, que acontece nesta sexta, sábado e domingo, no Jockey Club em São Paulo, programou uma série de atividades para o público infantil, na maior parte concentradas em uma área batizada de Kidzapalooza. Durante toda a tarde, diversas bandas formadas por pré-adolescentes e adolescentes se apresentarão no palco do Kidzapalooza.

A abertura do palco, no início desta tarde, ficou a cargo da banda SL Dakota, formada há apenas dois meses especialmente para o festival. O repertório consiste em músicas famosas do mundo pop, rock e até mesmo do jazz. A vocalista Milena Camargo da Cunha, de 14 anos, contou ao UOL sobre o nervosismo para a apresentação. "Eu estava muito ansiosa na hora de entrar", disse. "Eu me dei conta e falei: 'Meu Deus, a gente está aqui, está acontecendo'.

O pai, Mário Cunha, não disfarçava a felicidade pela filha. "Ela já tinha cantado uma outra vez, mas hoje estava linda", afirmou, sem se lembrar direito da canção que havia mais gostado. "A minha favorita foi... Qual era mesmo, Milena? Aquela do Oasis!" A adolescente respondeu: "Wonderwall".
 

Menino de 2 anos "arrasa" na bateria
Como movimentação tranquila - descontando as crianças correndo de um lado para outro -. o espaço do Kidzapalooza reúne ainda um set de baterias para treinar os pequenos. Os instrumentos chamaram a atenção do pequeno Pedro, de apenas 2 anos, no início da tarde.

Com uma camisetinha do Batman, o garoto, que é fã de sertanejo, sorriu para os jornalistas, balançou as baquetas e fez a alegria dos pais Michele e Fábio Eid. O casal vai deixar o pequeno descansar antes de retornar para o festival para curtir o show do The Killers, última atração do primeiro dia do festival, que só deve tocar por volta das 22h.

A mãe afirmou que a organização neste ano está melhor do que em 2012, especialmente quanto à segurança e o acesso. Neste ano, menores de 12 anos acompanhados dos pais têm entrada preferencial exclusiva pelo portão P2.

Foi neste portão que o UOL encontrou Isabela Gular, de 10 anos, com os pais Oster Gular e Tais Catarine. A família unida veio de Vacari, no Rio Grande do Sul, para a sua segunda vez no Lollapalooza. Fã de Killers e Cake, o pai quer ainda aproveitar a chance para apresentar a filha a Iggor Cavaleira, ex-baterista do Sepultura, que ministra uma oficina de bateria para os pequenos no Kidzpalooza.

Engana-se, no entanto, quem pensa que as crianças vão ao festival apenas para conferir as atrações dedicadas ao público infantil. Uma das mais citadas pelas crianças e adolescentes nesta sexta era a banda Agridoce, formada pela roqueira baiana Pitty e o guitarrista Martin. Em entrevista recente ao UOL, a dupla afirmou que o show do Lollapalooza nesta tarde deve ser o último da turnê do projeto paralelo. 

"Trouxe eles só para ver o show do Agridoce, da Pitty, e conhecer o festival. Meus amigos falaram que tem um ambiente bem legal e acho importante eles terem contato com a música e a arte no festival", afirmou Osvaldo Napoleção, que acompanhava o filho Daniel e os amigos Rafael, Pedro e Pamela, todos com idade entre 10 a 12 anos.

"Não quero ir no [palco] infantil, mas nos shows maiores do festival. Já estou bem grandinho", declarou Itamar Lourenço de Lima, de "quase 12 anos". "Faço aniversário amanhã", frisou.  Junto da mãe ele espera ver o produtor de música eletrônica Boss in Drama, que conheceu depois de ouvir o CD com a prima mais velha, Mariana Moreira de Lima. "Ouvi bastante no último mês e agora queria ver ele de perto", concluiu o menino.