Topo

Após declarações polêmicas sobre homossexualidade, fãs mantêm apoio a cantora Joelma

Do UOL, em São Paulo

01/04/2013 12h59

Depois de rebater críticas e se retratar com o público sobre a frase de que gay "é como um drogado tentando se recuperar", Joelma ganhou o apoio de seus fãs. A declaração foi dada à revista "Época" desta semana e causou polêmica.

O UOL conversou com alguns fã-clubes da banda Calypso, que defenderam a posição de Joelma e manifestaram apoio ao grupo.

Presidente do fã-clube No Canto e no Encanto do Calypso, de Jacundá (PA), Cássia Rosa defendeu a posição da cantora Joelma e afirmou que os fãs estão unidos. “A gente sempre entende a Joelma e a gente sabe que o jornalista bagunçou as frases dela. Fizeram isso só para causar polêmica. Em nenhum momento ela criticou os homossexuais. Tenho vários amigos gays e se tivesse uma votação para apoiar o casamento gay, votaria contra. Na Bíblia, está escrito que é proibido o envolvimento de pessoas do mesmo sexo. Os fãs continuam unidos. As pessoas não vão se abater com polêmicas".

“Nosso apoio continua 100%. Ela expressou algo que muitos famosos têm vontade de dizer e não falam. Vi que alguns fãs homossexuais ficaram ofendidos, mas continuam gostando da banda. Acredito que a Joelma falou isso mais pela religiosidade dela. Sobre a polêmica de gays e dependentes químicos, o que ela quis dizer é que se o gay lutasse contra sua orientação sexual ele poderia mudar, assim como o drogado deixa o vício”, declarou Ivana Paula Lira da Costa, presidente do fã-clube Calypso Mais que Tudo, de Santarém (PA).

“Ela disse ser contra o casamento gay, mas isso não significa que tenha preconceito contra homossexuais. Ela tem direito de dizer o que pensa. Quem conhece a trajetória da banda sabe o carinho e respeito que ela tem pelos gays. Os fãs não vão se deixar se abater por uma polêmica que a mídia criou”, afirmou JonCleiton Silva, 27, do fã-clube O Fenômeno do Pará, de Limoeira (PE).

“Se eu fosse gay, ficaria triste, mas não ofendido. As declarações da Joelma foram distorcidas pelo repórter. A Joelma é evangélica, ou seja, ela só não aprova o casamento, mas ser homossexual é escolha de cada pessoa e ela respeita e tem muitos fãs e amigos gays. Os fãs sabem do caráter da Joelma e irão continuar seguindo e amando, porque amor de verdade não acaba como um passe de mágica”, afirmou Dayane Silva, presidente do fã-clube Ardendo de Amor por Calypso.

Em nenhum momento ela criticou os homossexuais. Tenho vários amigos gays e se tivesse uma votação para apoiar o casamento gay, votaria contra

afirmou a presidente do fã-clube “No Canto e no Encanto do Calypso”, Cássia Rosa

Por outro lado
No Facebook oficial da banda, alguns fãs demonstraram seus desapontamentos.

"Considerando que quem 'sustenta' ela são os gays... Em nenhum momento ela devia fazer declarações do gênero, nem comparações. Adoro a Calypso, em especial a Joelma, mas, foi u-oh. Mas, a vida tá aí pra ensinar, né?", escreveu um deles.

Outro chegou a dizer que o trabalho da banda pode ser prejudicado pelas declarações da cantora: "Toda minha admiração por ela está sendo abalada, por culpa dessa língua dela, cada um tem sua opinião mas sair falando pra Deus e o mundo se queimando desse jeito isso é o cumulo. Amo Calypso, amo a Joelma, mas todo esse trabalho que ela construiu pode está em ruínas por conta da boca dela. Seus três filhos estão aí fofa. Cuidado com o que você fala tá? Porque quando o problema e na nossa família o bagulho fica tenso. #Chatiadooo com ela."

"Sempre gostei muito da Joelma e da banda Calypso desde quando começaram aqui em Pernambuco, e ainda eram desconhecidos no restante do país. No entanto, acredito que esse assunto é muito delicado, principalmente porque uma grande parte, ou melhor dizer a maior parte dos fãs são gays. Joelma como pessoa normal pode achar o que quiser, é um direito dela, mas como uma pessoal pública deveria medir e pensar no que fala. Quer dizer que para deixá-la rica, ensiná-la muitas coisas, maquiá-la, entre outras coisas os gays são ótimos, mas para ser o filho dela é uma doença, tenho direito de falar e assim faço não é preciso que ninguém concorde, mas a Joelma mexeu onde não devia...", desabafou outro fã.

Outra polêmica levantada pelos admiradores é o fato de na nota de esclarecimento a assessoria ter dito que a cantora "aceita a opção sexual de todas as pessoas". "Amo a Joelma. Compreendo-a...Não existe 'opção sexual', mas sim, 'orientação sexual'...Ninguém escolhe ser gay, nasce assim".

Embora a religião seguida por Joelma não apoie o casamento entre pessoas do mesmo sexo, a cantora respeita e aceita a opção sexual de todas as pessoas, fãs e amigos, não tendo por ninguém preconceito de religião, sexo e cor

comunicado divulgado pela assessoria de imprensa da banda Calypso

Polêmica
A cantora, que é evangélica há quatro anos, disse que é contra o casamento gay: "Tenho muitos fãs gays, mas a Bíblia diz que o casamento gay não é correto e sou contra".

Joelma ainda afirmou que se tivesse um filho homossexual "tentaria convertê-lo": "Já vi muitos se regenerarem. Conheço muitas mães que sofrem por terem filhos gays. É como um drogado tentando se recuperar".

A entrevista da cantora para a revista irritou alguns famosos. O autor de novelas Aguinaldo Silva usou o Twitter para se manifestar.

"Aliás, Joelma é a Lady Gaga do Recôncavo: canta mal, dança mal, rebola mal, se veste mal e quando abre a boca... Só fala besteira."

A apresentadora Adriane Galisteu também criticou a cantora: "De droga ela entende, basta ver o último CD dela".

A atriz Betty Faria lamentou: "O mundo à beira de uma guerra nuclear e os seres inferiores, do mal, das trevas, se preocupando com cura de gays. Curem as vossas almas", postou.

Leia a nota de esclarecimento na íntegra:
Foi publicada neste final de semana, em revista de circulação nacional, entrevista com a cantora, na qual constam declarações que não refletem o pensamento de Joelma.

Em momento algum a cantora comparou homossexualidade à dependência química. O que foi relatado foram depoimentos, feitos a ela, de amigos e fãs sobre a dificuldade que sentem - quando assim o desejam - de mudar sua opção sexual e que, eles mesmos, compararam tal dificuldade a dificuldade do dependente químico.

Embora a religião seguida por Joelma não apoie o casamento entre pessoas do mesmo sexo, a cantora respeita e aceita a opção sexual de todas as pessoas, fãs e amigos, não tendo por ninguém preconceito de religião, sexo e cor.

Outros no entanto, acreditam que a revista tenha distorcido a fala da cantora e defendem a cantora. "Estamos com você sempre, Joelma. Te amamos", diz um dos depoimentos.