Topo

Madonna leiloa obra de Leger para financiar educação de meninas

A cantora Madonna visitou escolas no Malauí, África, acompanhada dos filhos, David Banda e Mercy James, que foram adotados no país. - AMOS GUMULIRA / AFP
A cantora Madonna visitou escolas no Malauí, África, acompanhada dos filhos, David Banda e Mercy James, que foram adotados no país. Imagem: AMOS GUMULIRA / AFP

Do UOL, em São Paulo*

03/04/2013 16h49

A cantora Madonna vai leiloar o quadro "Três mulheres na mesa vermelha", do artista francês Fernand Leger, para financiar projetos de educação de meninas no Afeganistão, Paquistão e outros países, informou nesta quarta-feira (3) à agência EFE a casa de leilões Sotheby's.

A casa tem uma previsão de que o quadro seja vendido por entre US$ 5 e 7 milhões. Os fundos serão destinados aos projetos da Fundação Raio de Luz para a educação de meninas, indicou a Sotheby's em comunicado.

O comunicado aconteceu quando Madonna está no Malaui, no sul da África, lar de seus dois filhos adotados, onde seus planos de construir 10 escolas provocaram polêmica devido aos custos e má gestão e um projeto para uma escola para 400 meninas desmoronou no ano passado.

"Não posso aceitar um mundo onde as mulheres ou as meninas são feridas, baleadas e assassinadas por ir à escola ou por ensinar em escolas de meninas", afirmou Madonna por meio de uma nota. "Não temos tempo de ser complacentes. Quero negociar algo valioso por algo inestimável - educar meninas!"

O quadro fará parte do leilão de arte impressionista e moderno que a Sotheby's realizará em Nova York no próximo dia 7 de maio. Madonna adquiriu a obra em 1990, precisamento através de um leilão desta empresa.

Leger (1881-1955) realizou esta obra em 1921 como parte de sua série "Elementos Mecânicos", na qual durante vários anos pintou uma sucessão de quadros de três mulheres que aparecem cada vez mais transformadas e com figuras mais abstratas.

O quadro representa as mulheres no ponto culminante dessa transformação, com uma justaposição de figuras geométricas que deve muito ao cubismo, mas também ao arquiteto e pintor Le Corbusier.

Outras estrelas também incentivam a educação feminina

Madonna não é a única estrela que busca assumir um papel no incentivo à educação de meninas em países em desenvolvimento.

No início dessa semana, a atriz Angelina Jolie abriu uma escola para meninas no Afeganistão e anunciou planos de fundar mais vendendo uma linha de joias.

A apresentadora Oprah Winfrey também esteve envolvida na construção de uma escola na África do Sul, embora esse projeto tenha tido problemas com um integrante da escola preso sob acusações de assédio a abuso de estudantes

*Com informações das agências EFE e Reuters