Topo

Relembre as coincidências na vida de Kurt Cobain e Layne Staley, mortos no dia 5 de abril

Kurt Cobain (esq.), do Nirvana, e Layne Staley (dir.), do Alice In Chains - Fotomontagem
Kurt Cobain (esq.), do Nirvana, e Layne Staley (dir.), do Alice In Chains Imagem: Fotomontagem

Do UOL, em São Paulo

05/04/2013 16h52

Apesar dos mistérios em torno da data exata de sua morte, o dia 5 de abril, há 19 anos, foi o dia em que ficou registrado o fim da carreira de Kurt Cobain, vocalista do Nirvana. Oito anos depois, em 2002, outro líder do grunge também deixava os palcos, Layne Staley, vocalista do Alice In Chains.

Além de vocalistas de bandas em alta na década de 90, Staley e Cobain tiveram outras coincidências em suas carreiras. Ambos nascidos em 67 e dependentes de heroína, morreram em circunstâncias trágicas. Cobain foi encontrado três dias após ter cometido suicídio em sua casa, em Seatlle. Staley foi encontrado apenas 15 dias após ter sofrido uma overdose de heroína e cocaína, também em Seattle.  

Os dois vocalistas se apresentaram no Brasil no mesmo ano e no mesmo festival, o Hollywood Rock, de 1993.

Apesar da proximidade nos fatos, a dupla não era amiga, mas também não se odiava. Quando Kurt morreu, Layne disse à "Rolling Stone": "Kurt e eu não éramos os mais próximos dos amigos, mas eu o conhecia bem o suficiente para ficar devastado com a notícia de sua morte. Ele era uma pessoa tranquila, estava tão animado em ter uma filha."

Os destinos de suas bandas também foi diferente. O Nirvana acabou, o baterista Dave Grohl fundou o Foo Fighters e o baixista Krist Novoselic tentou a carreira solo e em bandas menores. Já o Alice In Chains decidiu continuar a carreira com outro vocalista, William DuVall, cuja voz é um tributo a Layne de tão parecida.

No dia cinco de abril ainda morreram Mark St. John (2007), um dos guitarristas que passaram pelo Kiss, Cozy Powell (1998), baterista do Whitesnake e Rainbow e Bob Hite (1945), vocalista da banda americana de blues Canned Heat.