Topo

Grupo quer música sobre bruxa no topo de parada para "celebrar" morte de Thatcher

Do UOL, em São Paulo

09/04/2013 10h32

Cerca de 2,5 mil pessoas se reuniram no Facebook para "celebrar" a morte de Margareth Thatcher através das paradas do iTunes. Um grupo anti-Thatcher tenta fazer com que a música "Ding-Dong! The Witch is Dead" (A Bruxa Está Morta), na voz de Ella Fitzgerald, chegue ao número 1 das paradas.

A campanha macabra, porém, não é nova e existe desde 2007. De acordo com o site do jornal "The Guardian", com a notícia da morte da ex-primeira ministra britânica na segunda-feira (8), havia três grupos de ativistas pedindo aos internautas que comprem a canção no iTunes ou na loja virtual da Amazon.

Iron Maiden x Dama de Ferro

  • Reprodução

    Segundo single do Iron Maiden, lançado em maio de 1980, "Sanctuary" trouxe na capa um controverso desenho de Margaret Thatcher apanhando e sendo esfaqueada pelo mascote da banda, Eddie. O empresário do Iron, Rod Smallwood, explicou o conceito de obra em uma biografia: "O trabalho artístico é muito em tom de gozação, como de costume. Naquele tempo, Maggie tinha visitado a antiga URSS e, após sua posição dura com eles, tinha sido batizada de Iron Maiden (Dama de Ferro). Eddie se ofendeu com isso".

Escrita por Harold Arlen e EY Harburg, "Ding-Dong! The Witch is Dead" apareceu pela primeira vez no filme "O Mágico de Oz" (1939), na cena em que os habitantes de Oz acham que a bruxa má do oeste está morta.

A música contra Margaret Thatcher
Embora alguns artistas britânicos tenham lamentado a morte de Thatcher (como a ex-Spice Girls Geri Halliwell, e Harry Stiles do One Direction), alguns músicos mais velhos comemoraram a notícia.

A banda indie Los Campesinos escreveu no Twitter "Ding Dong!", em referência à música em campanha, e Stuart Braithwaite, da banda Mogwai, não deixou por menos: "Alegrem-se meus amigos, alegrem-se!".

Com suas decisões políticas polêmicas e impopulares, Margaret Thatcher sempre foi alvo de protestos dos artistas. Na música, algumas canções criticaram sua postura conservadora, o período de recessão econômica e a vitória por parte do Reino Unido na Guerra das Malvinas.

Ouça algumas canções de protesto contra a ex-primeira ministra:

Crass, "How Does it Feel To Be The Mother of 1,000 Dead"
Parte da letra da música em protesto à Guerra das Malvinas diz: "Você sorri na cara da morte porque você é muito orgulhosa e vaidosa, sua desumanidade a impede de perceber a dor que você infligiu, você determinou, você criou, você mandou. Foi sua decisão ter esses jovens garotos mortos".

Charly García, "No Bombardeen Buenos Aires" 
Mais uma canção contra a guerra, dessa vez do lado dos hermanos. Ouça a música na Rádio UOL.

The English Beat, "Stand Down Margaret" 
A banda de reggae fala em "leis brancas" e pede para que Margaret se demita. Ouça a música na Rádio UOL.

The Blow Monkeys and Curtis Mayfield, "(Celebrate) The Day After You"
O single foi banido da BBC por ser lançado na mesma época das eleições.

The Not Sensibles, "I'm In Love With Margaret Thatcher"
A banda punk apenas tira sarro da primeira-ministra, a chama de sexy e diz: "eu estou apaixonado por Margaret Thatcher". Ouça a música na Rádio UOL.