Topo

"Não estou pronto para ir ainda", diz guitarrista do Black Sabbath sobre o câncer

Do UOL, em São Paulo

18/04/2013 16h59

Em entrevista ao tabloide inglês “Birmingham Mail”, o guitarrista do Black Sabbath, Tony Iommi falou sobre o novo álbum da banda e sua batalha contra o câncer. A entrevista foi concedida durante as gravações de "13", com lançamento previsto para 11 de junho.

Iommy se mostrou entusiasmo com os trabalhos em torno da produção de “13”. "A gravação e ensaios foram indo muito bem", disse. "Há um sentimento muito bom sobre tudo isso. Estamos muito satisfeitos com o novo álbum, mas depois de todo o trabalho no estúdio vai ser bom sair e fazer alguns shows”.

Com pesados riffs de guitarras e faixas que ultrapassam sete minutos de duração, como em "End of the Beginning" e "Age of Reason", o disco remete ao som pesado do início do grupo. “End Of The Beginning”, o primeiro single, poderá ser ouvida no final da temporada da série policial CSI. O grupo fará uma participação no capítulo exibido em 15 de maio nos Estados Unidos.

Iommi comparou “13” aos primeiros discos do Sabbath.  “Acho que ele encaixa em nossos três primeiros álbuns - Black Sabbath, Paranoid e Master Of Reality”, disse. "Queríamos que soasse como a forma que tocávamos no começo, de volta ao básico, e nós gravamos quase tudo ao vivo, como uma banda”.

Para Iommi, os últimos anos com o grupo foram os mais difíceis. "Os últimos álbuns do Sabbath foram muito deprimentes para mim", disse. "Fiz isso para que pudéssemos sair da gravadora, para engordar com cerveja e lançar um disco."

Sobre as divergências com Ozzy Osbourne, o guitarrista comentou que os problemas entre os dois foram apenas relacionados à banda banda. "Quando houve algum problema, foi puramente comercial. Mesmo quando ocorreu durante alguma conversa. Nunca houve uma vibração ruim", disse. "Ozzy foi o único que continuou a me acompanhar nos médicos porque ele estava preocupado comigo, e ele tem me apoiado muito desde que fui diagnosticado. Na verdade, todos os caras da banda tem sido ótimos”.

Iommi foi diagnosticado com câncer em 2012 e desde então, trava uma difícil batalha contra a doença. "Câncer significava a morte para mim. Eu ficava acordado à noite, pensando em quem deveria falar no meu funeral e onde eu gostaria de ser enterrado”, contou. "Mas eu também pensava 'Eu não estou pronto para ir ainda. Eu tenho muita coisa para fazer, e gosto de estar aqui”.

Durante a turnê que marca a volta do Sabbath, Iommi explicou que tudo foi preparado para que ele continue seguindo o tratamento. "As datas da turnê estão dispostas de modo que eu posso sempre voltar para o tratamento. É a única maneira que eu posso controlar a minha doença e me manter na estrada. Eu adoraria fazer mais shows, mas minha saúde tem que ser tratada primeiro”.

A turnê de retorno do Black Sabbath poderá ser vista pelos fãs brasileiros em outubro deste ano. A produtora Time for Fun anunciou na quarta-feira (17) que o grupo realizará apresentações em São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Nesta quinta-feira (18), a banda lançou "God Is Dead?", uma das faixas de "13". A música foi divulgada simultaneamente em rádios do mundo todo e instantes depois já era um dos assuntos mais comentados no Twitter.