Topo

Alexandre Pires volta aos palcos com SPC em show de 2h e hits antigos

Thiago Azanha

Do UOL, em São Paulo

20/04/2013 06h00

Depois de estrear em festa no "Big Brother Brasil 2013", Alexandre Pires volta a ser integrante do Só Pra Contrariar no show marcado para a noite deste sábado (20) no Pavilhão do Centro de Convenções do Recife. A apresentação é um "esquenta" para o retorno oficial, que será no dia 9 de maio na cidade de Jaguariúna, interior de São Paulo.

Foram 11 anos longe do grupo que o projetou para a fama na década de 1990, e que agora o recebe para a turnê comemorativa de 25 anos. "Estamos preparando um show de duas horas com o que há de melhor do grupo, mas sabendo que muitas músicas ficarão de fora", contou ele, por telefone, ao UOL. "O pessoal quer ouvir os sucessos do passado", acrescentou sobre hits como "Quando É Amor", "Depois do Prazer", "Mineirinho" e "Sai da Minha Aba".

NOVO DVD DO SPC

O Só Pra Contrariar tem em sua discografia oito discos em português e dois em espanhol, e já atingiu a marca de dez milhões de álbuns vendidos. "Depois do Prazer", lançado em 1997, foi o disco que mais obteve sucesso no mercado: foram 3,5 milhões de cópias vendidas, tornando o SPC o maior recordista de vendas da indústria fonográfica brasileira.

"Sabemos que os tempos são outros na indústria musical. Hoje em dia é muito difícil para um artista vender milhões de discos, como acontecia no passado", concluiu Alexandre. Tanto que a reunião do grupo em comemoração aos 25 anos da carreira não deverá render um registro em disco, apenas shows e a gravação de um DVD.

Segundo o cantor, no show haverá espaço para novos hits no repertório, que estão sendo testados nos ensaios da banda num estúdio em Minas Gerais. "Pretendemos lançar um novo single nas rádios. Estamos ensaiando e fazendo testes, mas não sabemos qual será a nova canção de trabalho", adiantou.

No palco, o figurino sofre mudanças: agora todos usam terno e gravata, bem diferente do visual colorido do passado. Segundo Alexandre, a essência e os arranjos musicais serão rigorosamente iguais, e a música continuará sendo feita para as famílias.

"Notávamos uma quantidade muito grande de famílias em nossas apresentações no passado. Vivemos de música e gostamos de nos divertir. É uma felicidade pessoal muito grande voltar a tocar juntos depois de tanto tempo. É uma coisa bonita que nunca se apagou", disse.

Programada para durar dois anos, a turnê passará por diversas cidades brasileiras e terá uma perna internacional no segundo semestre de 2014. Países da América do Sul --como Argentina, Uruguai e Paraguai--, além de Estados Unidos e Espanha, vão receber a trupe. "Queremos nos apresentar para os brasileiros que moram fora do Brasil e para todos os fãs do Só Pra Contrariar que conhecem o trabalho do grupo em outros países", disse.

Música sem bairrismo
O pagodeiro é defensor da miscigenação do pagode e do samba por serem "gêneros musicais com a cara do Brasil". "Assim como outros estilos, o pagode passa por altos e baixos, mas não encaro a música como uma disputa. Antigamente havia um certo bairrismo. Hoje o cara que gosta de rock também ouve pagode. O surfista que ouve reggae também escuta sertanejo", contou.

Baseado nesta mistura, Alexandre adiantou que cantores sertanejos e novos pagodeiros, que surgiram após Só Pra Contrariar, poderão participar dos shows da turnê. "Grande parte dos artistas que admiram e curtem o nosso som poderão tocar junto. Eu participei de diversos shows de sertanejos. Queremos passar esta alegria e energia boa de um grupo que está comemorando 25 anos juntos", disse.

Após os shows da turnê do Só Pra Contrariar, Alexandre Pires vai retorno à carreira solo e planeja a gravação de um DVD ao vivo em Porto Rico ou em Miami, nos Estados Unidos.