Topo

Guitarrista do Slayer, Jeff Hanneman morre aos 49 anos

O guitarrista Jeff Hanneman ajudou a fundar o Slayer com Kerry King e Tom Araya - Reprodução/Facebook
O guitarrista Jeff Hanneman ajudou a fundar o Slayer com Kerry King e Tom Araya Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

02/05/2013 19h22Atualizada em 04/06/2014 14h48

Jeffrey John Hanneman, guitarrista da banda de thrash metal Slayer, morreu às 11h desta quinta-feira (2) em um hospital no sul da Califórnia vítima de uma insuficiência hepática. O grupo confirmou a morte em sua página oficial no Facebook. Hanneman ajudou a fundar a banda junto com Kerry King e o baixista e vocalista Tom Araya em 81. O músico também é responsável pelo arranjo de clássicos do Slayer como "Raining Blood", "Angel of Death" e "Seasons in the Abyss". 

"O Slayer está devastado em informar que seu colega de banda e irmão, Jeff Hanneman, faleceu nesta manhã. Hanneman estava em um hospital da área quando sofreu insuficiência hepática. Ele deixa sua esposa, Kathy, sua irmã e seus irmãos Michael e Larry, e fará muita falta", disse o comunicado. O guitarrista tinha completado 49 anos no último dia 31 de janeiro.

A morte de Hanneman chega em um momento de crise no Slayer, pouco depois da demissão do baterista Dave Lombardo, que esteve na banda entre 1981 e 1992 e retornou ao grupo entre 2001 e 2013.  

Slayer explica que o estado do guitarrista era crítico em 2012 

A banda havia publicado recentemente um comunicado sobre o estado de saúde do guitarrista, que sofria de uma fasciite necrosante, uma doença de pele degenerativa causada por bactérias. Especulava-se que a doença poderia ter sido provocada por uma picada de aranha. Segundo o comunicado divulgado na época, Hanneman chegou a ser submetido a um coma induzido e médicos cogitaram amputar seu braço. 

“Tem sido um ano difícil desde que ele saiu do hospital e desde então ele teve que aprender a andar novamente, teve dolorosos enxertos de pele e ficou numa clínica para recuperar a força do braço e conseguir a voltar a tocar guitarra", declarou a banda em seu site oficial no ano passado. "Estávamos todos empolgados quando se juntou a nós no palco para um show do Big Four no Coachella [em abril de 2011]. Desde então temos dado a ele todo o apoio que é necessário, nós queremos que ele volte a tocar com a banda e acreditamos em sua reabilitação.”  

Na última passagem do Slayer pelo Brasil, em 2011, Hanneman já estava afastado do grupo para se tratar e foi substituído por Gary Holt. O próximo show da banda está marcado para 6 de junho em Enschede, na Holanda. No Brasil, eles têm shows marcados para 20, 22 e 24 de setembro (São Paulo, Rio e Curitiba). 

Pantera, Slash e outros comentam a morte do guitarrista 
A morte de Jeff Hanneman repercutiu imediatamente entre os principais nomes do metal no mundo. As bandas Pantera, Anthrax e Chimaira e o guitarrista Zakk Wylde escreveram um "descanse em paz" para o artista em suas páginas no Twitter. Ex-baterista do Dream Theather, Mike Portnoy disse que estava "chocado" com a notícia.

"Notícias trágicas e chocantes sobre Jeff. Ele vai deixar saudades em tantos, que dia triste para o metal", escreveu o guitarrista Slash, ex-Guns N'Roses. Duff McKagan, também ex-colega de Slash no Guns, disse que sentia muito pela perda da família Hanneman.

Baixista do Black Sabbath, Geezer Butler se declarou "triste por saber da morte de Jeff".  A banda Biohazard escreveu: "muitas boas memórias com você Jeff. Diga o que está acontecendo para Dime", fazendo referência ao guitarrista Dimebag Darrel, do Pantera, morto em 2004 com tiro de um fã durante uma apresentação. 

Os integrantes da banda sueca de death metal In Flames escreveram que estão "devastados de saber da passagem de Jeff Hanneman. Um dos maiores se foi, e por favor parem por um momento e prestem respeito a este homem fantástico. Isto é uma tragédia."

Outra banda de death metal, o Cannibal Corpse, lamentou a morte do guitarrista e agradeceu Hanneman. "Adeus, amigo. E obrigado por mudar a minha vida."

O cantor Andre WK disse que Jeff Hanneman será "para sempre será um deus do metal. Um verdadeiro mestre, que forneceu energia e diversão a milhões, e continuará a fornecer."

Wendy Dio, viúva do vocalista Ronnie James Dio, ofereceu seus pêsames à família do músico. "Nossos pensamentos e preces estão com a família, amigos e fãs de Jeff Hanneman".

Os integrantes da banda de hardcore Hatebreed também lembraram o músico morto. "Descanse em paz, Jeff Hanneman! Uma verdadeira LENDA do Heavy Metal!".