Topo

"É surto de ejaculação precoce", diz Lobão sobre críticas a seu livro

Do UOL, em São Paulo

08/05/2013 03h59

Lobão foi o convidado desta terça-feira (7) do "Agora É Tarde", da Band, que comemorou sua edição de número 300. Ele rebateu a críticas que foram feitas por declarações polêmicas que fez sobre seu livro "Manifesto do Nada na Terra do Nunca", que já está com sua edição inicial de 40 mil exemplares esgotada. "Eu vendo muito mais livro do que música", observou o cantor.

"É um surto de ejaculação precoce de fúria", definiu Lobão. "Nenhum deles leu o livro. Nada mais recomendável que ler o livro e ver os meus argumentos. Não tenho nada de pessoal contra ninguém. O livro é um manual amoroso de como se comportar contra adversários".

"Pior que eu digo que os Racionais são um braço armado [do governo]. Aí o cara fala: 'falou que você é um braço armado, vou dar um tiro nele'. Não é muito inteligente", comentou Lobão. "Outra coisa, as pessoas que não tem muita inteligência carecem de humor. É um livro engraçado".

"Não sou filhinho de papai não, eu trabalho e ganho o meu dinheiro", disse. "Todo o dinheiro que eu ganho é suado, não é fruto de lei Rouanet não".

Quando perguntado se aceitava o rótulo de reacionário, título de um dos capítulos de seu livro, Lobão respondeu: "Eu fico muito agradecido porque é o mesmo epíteto que deram ao Nelson Rodrigues, o meu herói. Falam sobre ser conservador, mas o cara que está há 10 anos no poder conservando essa merda toda é o quê, revolucionário?"

Apoio a Lula em 1989
O apresentador Danilo Gentili mostrou um vídeo de Lobão demonstrando apoio a Lula no programa "Domingão do Faustão" em 1989. "Eu acho que, historicamente, ele tinha que ter uma oportunidade e o Collor era uma péssima escolha. Tanto que hoje são aliados", falou o cantor, completando que tem diversos motivos para discordar do PT justamente devido à sua aproximação anterior ao partido.

"Eu tenho certeza que o Mário de Andrade, o Oswald de Andrade, eles estariam no meu lado", falou sobre os integrantes da Semana de Arte Moderna de 1922, que ele comenta no livro. "Eles fizeram uma ruptura com a chamada boa cultura brasileira, sem um academicismo. O que aconteceu é que eles tornaram o não academicismo em um outro academicismo que baseou todos os movimentos que vieram depois".

Lobão definiu ainda o movimento antropofágico de "pura inveja criativa", disse que Marcelo Camelo do Los Hermanos sofre de "síndrome de intelectualidade USP", que intelectuais de esquerda são "campeões de punheta de pau mole" e que o guerrilheiro Che Guevara foi um "facínora, racista, homofóbico e psicopata". "Aí tem gente que fala de direitos humanos com uma camiseta desse psicopata", completou Lobão.

Assista à entrevista completa no vídeo acima.