Topo

Vídeo de David Bowie volta ao YouTube, mas só para maiores de idade

David Bowie, Marion Cottilard e Gary Oldman em "The Next Day" - Reprodução
David Bowie, Marion Cottilard e Gary Oldman em "The Next Day" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo*

08/05/2013 17h29

O último vídeo de David Bowie, "The Next Day", no qual o músico aparece como um profeta corrompido na companhia de Gary Oldman e Marion Cotillard, voltou ao ar na tarde desta quarta (8) depois de ser retirado pelo YouTube poucas horas depois da estreia. No entanto, o vídeo agora tem restrições de idade.

O vídeo do single "The Next Day" foi temporariamente retirado do YouTube e substituído por uma mensagem na tela dizendo que tinha sido retirado porque seu conteúdo violava os termos de serviço do site, de acordo com a assessoria do cantor britânico.

Fontes do site explicaram à Agência Efe que o vídeo foi retirado "equivocadamente" e que, como estabelece seu processo de reivindicações, ao receber queixas de usuários a respeito, voltaram a colocá-lo no ar "rapidamente".

"Com o volume enorme de vídeos em nosso site, por vezes fazemos uma avaliação errada. Quando é trazido à nossa atenção que um vídeo foi removido por engano, agimos rapidamente para restabelecê-lo", disse o porta-voz do Google.

O vídeo aparece agora no Youtube com uma advertência de conteúdo que explica que "pode ser inadequado para alguns usuários" e solicita a confirmação de idade para sua visualização. Assista.

"The Next Day", que corresponde ao single que dá nome ao álbum com o qual o músico britânico pôs fim a uma década de silêncio, transcorre em um sórdido bar repleto de imagens religiosas, sangue, flagelações e sexo.

Nesse cenário se apresenta Bowie e sua banda, vestido como um profeta, e por ele desfilam prostitutas, clientes, freiras e até um cardeal.

Escrito, concebido e estrelado por Bowie, o vídeo "The Next Day" foi dirigido pela cineasta Floria Sigismondi.

Bowie surpreendeu os fãs e a indústria da música, em janeiro, com o lançamento inesperado do single "Where Are We Now?" em seu aniversário de 66 anos, e com o anúncio de que um álbum de gravações novas seria lançado em março.

Seu novo álbum, também chamado "The Next Day", o colocou de volta no topo das paradas britânicas pela primeira vez em 20 anos.

Bowie vinha evitando os holofotes desde que sofreu um ataque cardíaco durante uma turnê em 2004. Seu último show foi em 2006.

Produzido por seu colaborador de longa data Tony Visconti, "The Next Day" é o primeiro novo trabalho de Bowie desde "Reality", lançado 10 anos atrás, e seu primeiro álbum no topo das paradas de sucesso desde "Black Tie White Noise", de 1993.

* Com informações das agências Reuters e EFE