Topo

Fafá de Belém diz que visita do papa ao Brasil inspirou EP de músicas cristãs

Na capa do EP, Fafá tem em sua cabeça uma mantilha e pouca maquiagem. A imagem faz menção a Nossa Senhora, mas, segundo ela não há "nenhum tipo de comparação" - Divulgação
Na capa do EP, Fafá tem em sua cabeça uma mantilha e pouca maquiagem. A imagem faz menção a Nossa Senhora, mas, segundo ela não há "nenhum tipo de comparação" Imagem: Divulgação

Thays Almendra

Do UOL em São Paulo

10/05/2013 20h40

“Fui prometida por meu pai para a Nossa Senhora de Nazaré”. É assim que Fafá de Belém inicia a conversa com a reportagem do UOL sobre seu EP de músicas cristãs, “Amor e Fé”, lançado esta semana. Prestes a se apresentar na celebração do Dia das Mães, no Parque da Juventude, em São Paulo, a cantora explicou que gravou o EP para “saciar anseios desde seu nascimento”.

“Precisava rezar as minhas 'Ave Marias' para agradecer. Eu sou uma pessoa de fé. A igreja Católica tem se voltado a sua origem e se modernizado. E é nisso que eu acredito e é o que eu prego”, explicou ela, que é católica desde criança.

No ano em que o papa Francisco vem ao Brasil, Fafá de Belém disse que a visita dele “tem tudo a ver com o lançamento" de seu EP .“O papa Francisco vem ao Brasil e isso falou diretamente a mim por conta da democracia, por ser um papa da América Latina. Isso porque a igreja teve um papel fundamental na América Latina. Algo que instiga meu lado político”, contou ela, que até o momento não foi convidada para participar da missa de celebração ao pontífice.

Com seu lado político aflorado, Fafá enfatizou que é a favor da fé independentemente da religião. No entanto, condena os pastores Silas Malafaia e o deputado Marco Feliciano, que está à frente da Comissão dos Direitos Humanos e Minorias da Câmara --ambos são contra o casamento homoafetivo.

“Eles trabalham com o preconceito para levar uma religião. Como alguém condena o outro em nome de algo [Deus] que não está aqui? A escolha do Feliciano foi equivocada e o erro foi da origem da escolha. Como assim Comissão de Direitos Humanos para um racista e homofóbico?”, contesta.

“Amor e Fé”

O EP “Amor e Fé” tem quatro músicas voltadas a  nossa Senhora, que dá o nome à canção de abertura do trabalho, escrita por Roberto Carlos e Erasmo. Já “Ave Maria” e “Gracias a la Vida” são interpretadas em novas versões.

Como novidade, o trabalho traz a música “Eu Sou de Lá”, do padre Fábio de Melo. De acordo com Fafá, o padre deu a canção a ela. “Uma semana depois que gravei, ficou nas paradas de sucesso do Pará e foi a quarta faixa mais tocada. A renda foi revertida para a Arquidiocese de Belém”.

Na capa do EP, Fafá tem em sua cabeça uma mantilha e pouca maquiagem. A imagem faz menção a nossa Senhora, mas, segundo ela não há "nenhum tipo de comparação". “Eu gosto de carregar a minha cara, fico feliz com ela. Acho que não tenho muitas rugas porque eu faço ginástica rindo o tempo todo”, brincou a cantora.


Fafá de Belém e Mariana Belém

Quando: 13/5, das 9h às 18h - gratuito

Onde: Av. Gen. Ataliba Leonel, 500 - Santana  São Paulo, 02033-000