Topo

Da animação ao stop-motion: relembre 15 videoclipes marcantes de animação

Estefani Medeiros

Do UOL, em São Paulo

11/05/2013 05h00

Nessa semana, a banda americana Queens of The Stone Age lançou o segundo clipe de seu novo álbum, "I Appear Missing", que usa os desenhos macabros e sangrentos do artista britânico Boneface. Mas há muito tempo bandas e artistas lançam videoclipes usando técnicas de animação para ilustrar suas músicas. 

O primeiro a usar computação gráfica, por exemplo, foi "Money Is For Nothing", dos veteranos do Dire Straits. De acordo com entrevista de arquivo da banda, o grupo não gostou da ideia de fazer propaganda pra MTV com um vídeo gráfico, mas a produção insistiu e eles toparam. O resultado é o primeiro clipe com humanos animados por computação gráfica, além de diversos efeitos coloridos usados em conjunto com uma apresentação ao vivo. 

Anos depois, foi a vez do sucesso de "Do The Evolution", do Pearl Jam, que supriu a necessidade da banda de gravar clipes, coisa que Eddie Vedder já dizia não gostar de fazer. O clipe que usa ilustração como base mostra como seria o fim do mundo e a evolução humana, acompanhando a letra criada pela banda grunge, e recebeu o prêmio de Melhor Videoclipe do ano do Grammy. O responsável pela criação Todd MacFarlane, criador do quadrinho "Spawn - Soldado do Inferno" voltou fazer sucesso com a banda Korn em 99, com a gravação de "Freak On A Leash".

Já "Strawberry Swing", do Coldplay" opta por transformar Chris Martin em um super-herói usando a técnica do stop-motion. O clipe foi gravado de cima, com o artista fazendo as poses deitado em um fundo ilustrado. 

No Brasil, entre os destaques são "Segredos", de Frejat, criado com computação gráfica, e "Three Little Birds", versão de Gilberto Gil para a música de Bob Marley. Mais recente "My Favorite Way", do Black Drawing Chalks, teve o desenho psicodélico criado pelo coletivo de ilustração de Goiânia. Esses e e outros vídeos  da animação podem ser assistidos abaixo.  

Dire Strats - "Money Is For Nothing"

Pearl Jam - "Do The Evolution"

Daft Punk "One More Time"

QOTSA - "I Appear Missing

Radiohead - "Paranoid Android" 

Gilberto Gil "Three Little Birds"

Gorillaz "Stylo"

Black Drawing Chalks - "My Favorite Way"

Red Hot Chili Peppers "Californication"

Frejat "Segredos"

Justice "D.A.N.C.E"

Kanye West "Heartless"

Coldplay "Strawberry Swing"

Smashing Pumpkins "Tonight Tonight"

The Killers "Bones"