Topo

Netinho respira sem ajuda de aparelhos e já responde com a cabeça, diz empresário

Netinho no Carnaval de Porto Seguro, na Bahia - Folhapress
Netinho no Carnaval de Porto Seguro, na Bahia Imagem: Folhapress

Do UOL, em São Paulo

12/05/2013 12h05Atualizada em 12/05/2013 16h40

Netinho não está mais respirando com ajuda de aparelhos, segundo o boletim médico divulgado às 11h50 deste domingo (12) pelo hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde o cantor segue internado na Unidade de Terapia Intensiva. O artista continua apresentando melhora clínica (relacionado aos remédios ministrados) e laboratorial (referente aos exames realizados), e com estado de consciência preservado. O estado de saúde, no entanto, ainda é considerado grave.

Ao UOL, o empresário de Netinho disse que o cantor "já está respondendo com a cabeça", mas ainda não fala por causa da entubação a que estava submetido. O empresário contou ainda que o músico tem sentido muita sede e chegou a pedir água, mas devido ao estado de saúde a a equipe médica negou. O cantor baiano é atendido pelas equipes dos doutores Roberto Kalil Filho (médico pessoal da presidente Dilma Rousseff), Raul Cutait, e David Uip. 

No dia 18 de abril, Netinho foi internado no Hospital Aliança, em Salvador, com psoíte (inflamação do músculo psoas), após sentir fortes dores na coxa durante um ensaio com a banda, e foi liberado no dia seguinte. No entanto, as fortes dores passaram para o abdômen e foi constatado que uma artéria havia estourado. Netinho passou por uma cirurgia, na qual foi descoberto um tumor benigno no fígado, chamado de adenomas hepáticos.

Desde então, o cantor permaneceu internado na UTI para "observação e precaução", segundo a assessoria de imprensa. Ele chegou a ser transferido para um quarto, mas um quadro infeccioso causou uma nova hemorragia e ele voltou para a UTI, dessa vez em estado grave e respirando com a ajuda de aparelhos. Na madrugada do dia 10 de maio, Netinho foi transferido para o hospital Sírio-Libanês de São Paulo.