Topo

Uso de anabolizantes pode ter prejudicado saúde de Netinho, diz médico

Do UOL, em São Paulo

12/05/2013 20h56

Recuperando-se na Unidade de Terapia Intensiva do hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, o cantor Netinho pode ter feito uso de anabolizantes que prejudicaram a saúde dele, conforme disseram especialistas ao programa "Fantástico", da Globo, deste domingo (12). Segundo Jorge Bastos, cirurgião do cantor, há "prescrições médicas, de médicos fora da Bahia", com produtos do tipo direcionados ao artista.

Para Bastos, "é provável que tenha [havido] o uso de algum medicamento que inclusive já havia sido prescrito pra ele pra estimular o crescimento muscular, como hormônios anabolizantes. Várias substâncias que são utilizadas para a fisicultura. E eventualmente algumas que são utilizadas também supostamente para reverter ou deter o envelhecimento".

Segundo Jackson Noya, médico do cantor há sete anos na Bahia, o rompimento do músculo ilíaco sofrido pelo cantor é tão raro que "não foi encontrada lesão parecida na literatura avaliada até agora".

Netinho já está respirando sem a ajuda de aparelhos, segundo o boletim médico divulgado às 11h50 deste domingo pelo hospital. O artista continua apresentando melhora clínica (relacionado aos remédios ministrados) e laboratorial (referente aos exames realizados), e com estado de consciência preservado. O estado de saúde, no entanto, ainda é considerado grave. 

Ao UOL, o empresário de Netinho, Gegê Magalhães, disse que o cantor "já está respondendo com a cabeça", mas ainda não fala por causa da entubação a que estava submetido. O empresário contou ainda que o músico tem sentido muita sede e chegou a pedir água, mas devido ao estado de saúde a a equipe médica negou.

Na tarde deste domingo, a irmã de Netinho, Claudia Andrade, fez uma visita ao cantor. "Ele já sorriu, e ele sabe sorrir com os olhos. Estamos bem felizes", disse ela ao "Fantástico". O baiano é atendido pelas equipes dos doutores Roberto Kalil Filho (médico pessoal da presidente Dilma Rousseff), Raul Cutait, e David Uip.

Internação
No dia 18 de abril, Netinho foi internado no Hospital Aliança, em Salvador, com psoíte (inflamação do músculo psoas), após sentir fortes dores na coxa durante um ensaio com a banda, e foi liberado no dia seguinte. No entanto, as fortes dores passaram para o abdômen e foi constatado que uma artéria havia estourado. Netinho passou por uma cirurgia, na qual foi descoberto um tumor benigno no fígado, chamado de adenomas hepáticos.

Desde então, o cantor permaneceu internado na UTI para "observação e precaução", segundo a assessoria de imprensa. Ele chegou a ser transferido para um quarto, mas um quadro infeccioso causou uma nova hemorragia e ele voltou para a UTI, dessa vez em estado grave e respirando com a ajuda de aparelhos. Na madrugada do dia 10 de maio, Netinho foi transferido para o hospital Sírio-Libanês de São Paulo.