Topo

Mulher de Dominguinhos diz que o músico chora e sente falta da sanfona

Guadalupe Mendonça, mulher de Dominguinhos, em entrevista ao "Fantástico" - Reprodução/Globo
Guadalupe Mendonça, mulher de Dominguinhos, em entrevista ao "Fantástico" Imagem: Reprodução/Globo

Do UOL, em São Paulo

02/06/2013 22h17

Em entrevista ao "Fantástico" deste domingo (2), a mulher de Dominguinhos, Guadalupe Mendonça, disse que o sanfoneiro está bem, já não precisa dos aparelhos pra respirar, tem uma consciência mínima e se comunica com os olhos e com toques. Dominguinhos está internado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. 

"Agora, ele pega em mim e fica fazendo como se estivesse tocando sanfona. Eu tenho momentos de interação com ele, como quando ele começou a movimentar as mãos e me puxar. Ele puxa você para ele e chora, mas não pode falar", disse.

O programa também abordou a questão que envolve o espólio do músico, que atualmente é cuidado por Guadalupe. Apesar de ainda ser legalmente mulher do sanfoneiro e ter o direito sobre suas transações bancárias, ela está separada do músico há anos, de acordo com o filho do artista, Mauro Moraes. "Tudo bem que foi ele quem passou essa procuração para ela, mas eu não concordo por que a mulher não mora mais com ele, ela está separada há muitos anos". 

Segundo a reportagem, Guadalupe tentou cancelar a entrevista ao "Fantástico", mas a Globo preferiu exibir as declarações dela no programa como uma forma de ouvir as duas partes do caso. "Eu sou casada com Dominguinhos, mas a gente achou melhor morar separados", justificou. "Nunca usei nada indevidamente."  

Dominguinhos não se apresenta desde 13 de dezembro e está de fora das tradicionais festas juninas nordestinas, nas quais tocava anualmente. O programa também mostrou artistas como Zé Ramalho desejando melhoras ao músico. "Nós lotávamos aquelas praças enormes com essa sequência de luxo, a delícia daquelas plateias nordestinas", relembra. 

Entenda o quadro de saúde

Dominguinhos deu entrada no hospital Hospital Santa Joana, em Recife, no dia 17 de dezembro, com arritmia cardíaca e infecção respiratória. No dia 22 daquele mês, o músico precisou passar por uma cirurgia para a colocação de um marca-passo cardíaco temporário por conta da arritmia. 

Neste período, o cantor foi submetido a uma traqueostomia e hemodiálise. Dominguinhos ficou sem sedação e, mesmo assim, não se comunicava com a família e médicos. No dia 8 de janeiro, ele sofreu uma parada cardíaca no hospital, que foi revertida. A pedidos dos familiares, no dia 13 de janeiro, Dominguinhos foi transferido para o Hospital Sírio-Libanês em São Paulo.

Mauro chegou a declarar que o quadro do pai era irreversível. A família já havia sido informada do estado de saúde do músico há alguns meses, mas somente agora, no entanto, Mauro decidiu divulgar essa informação em respeito aos fãs.

"Estava tentando resguardar meu pai, mas essa é uma informação que as pessoas precisam saber. Dominguinhos é uma pessoa pública e adorada no Brasil inteiro. Muitas pessoas me perguntavam sobre meu pai e acho que chegou a hora de falar".

Câncer

Diagnosticado com câncer de pulmão há seis anos, Dominguinhos sofreu um princípio de infarto no início de 2011, quando foi internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.  Ele foi submetido a um cateterismo e a uma angioplastia. Por conta de seu estado de saúde, começou a cancelar shows no final de 2011.