Topo

Com Adele e One Direction, artistas britânicos dominam vendas de discos

Adele está entre as inglesas que mais vendem discos no mundo - Getty Images
Adele está entre as inglesas que mais vendem discos no mundo Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

06/06/2013 11h23



O sucesso mundial de Adele e da boy band One Direction impulsionou as vendas dos artistas britânicos em todo o mundo. Em 2012, 13,3% dos discos vendidos foram de artistas da Grã-Bretanha e do Reino Unido como um todo, o maior índice já registrado.

A invasão europeia foi ainda maior nos Estados Unidos, um mercado musical naturalmente competitivo. Quatro dos cinco álbuns mais vendidos por lá em 2012 foram de artistas do Reino Unido: "Babel" do Mumford & Sons, "Up All Night" e "Take me Home" do One Direction, e "21" de Adele - no topo desde 2011. Rod Stewart, Led Zeppelin, Ed Sheeran e Emeli Sande completam a lista dos 20 mais.

Os britânicos também fizeram bonitos na lista dos discos mais vendidos em todo o mundo nos últimos cinco anos: "Back to Black" de Amy Winehouse (2007), "Viva La Vida" do Coldplay (2008), "I Dreamed a Dream" de Susan Boyle (2009) e "21" de Adele (2011-2012). A hegemonia inglesa só foi quebrada pelo rapper americano Eminem em 2010, com o álbum "Recovery".

Os altos números chamaram atenção até mesmo do primeiro-ministro britânico, David Cameron. "Nós devemos ficar extremamente orgulhosos de como a nossa indústria da música, líder mundial, continua de vento em popa", disse Cameron.