Topo

Há 50 anos, dupla Lennon e McCartney fazia sua estreia na parada americana

Do UOL, em São Paulo

28/06/2013 11h47

Cinquenta anos atrás, uma dupla de compositores estreava na parada da Billboard pela primeira vez com a canção “From Me To You”: John Lennon e Paul McCartney.

O single, lançado em 1963, chegou à lista das mais ouvidos na América, mas não na versão dos Beatles, e sim de uma cover feita pelo cantor Del Shannonm.

De acordo com o site da “Billboard”, John Lennon inicialmente tinha sido contra o lançamento da regravação na América. Ele acreditava que isso limaria as chances da versão original da música estourar. “Não faça isso”, gritou Lennon para Del, sem ser atendido.




Antes de lançar a canção, os Beatles já estavam nas paradas britânicas com os singles “Love Me Do” e “Please Please Me”.

“From Me To You” aparece em algumas coletâneas e foi um sucesso popular no Reino Unido. A versão original chegaria mais tarde na lista americana, em agosto.

A próxima aparição de Lennon e McCartney na Billboard já seria com os Beatles, em janeiro de 1964, com “I Want to Hold Your Hand”.

Após essa data, a parada não seria mais a mesma e a Beatlemania, que já dava indícios após o lançamento do primeiro álbum do Beatles, “Please Please Me”, só aumentaria.
 

Especial Beatles

O UOL lançou em março o "Especial Beatles - 50 Anos de Beatlemania". O material celebra os 50 anos do lançamento do primeiro álbum dos quatro rapazes de Liverpool, "Please, Please Me" (1963). O UOL produziu uma série de programas em vídeo, dividida em quatro edições, em que mostra a banda cover ZoomBeatles interpretando o álbum na íntegra, com instrumentos e equipamentos de época para reproduzir a sonoridade original de 1963.