Topo

Guitarra que "eletrificou" música de Bob Dylan em 1965 será leiloada

Guitarra de Dylan foi mostrada durante programa de TV "History Detectives" - Reprodução
Guitarra de Dylan foi mostrada durante programa de TV "History Detectives" Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

02/07/2013 08h57

A guitarra de Bob Dylan que virou símbolo de uma das maiores transformações na música será colocada em leilão. A sunburst Fender Stratocaster, de 1964, foi o instrumento escolhido pelo músico para transformar suas canções folk em versões elétricas, durante show no Newport Folk Festival, em 1965.

Com a guitarra e uma banda ao lado, Dylan revolucionou a música americana, mas na época, foi vaiado e quase impedido de continuar tocando no palco. No festival, o compositor apresentou pela primeira vez canções com mais peso, como "Maggie's Farm" e "Like a Rolling Stone". Trechos da apresentação fazem parte do DVD "Live at the Newport Folk Festival".



O instrumento será leiloado até o final desde ano, após a dona da guitarra, Dawn Peterson, descobrir em um programa de TV que a relíquia valia, no mínimo, £ 333 mil (cerca de R$ 1 mi).

De acordo com a "NME", a guitarra foi alvo de disputa entre Dawn e Dylan, já resolvido com um acordo. "A pessoa que arrematar vai receber um comprovante de compra assinado tanto por Peterson quando por Mr. Dylan ou seus representantes", afirmou o advogado da atual proprietária, Christopher DeFalco. Não foi revelado se o acordo determina uma parte do valor para Dylan.

"Eu teria que pagar para mantê-la trancada, e eu quero que mais alguém para apreciá-la. Espero que ela vá para um museu para que possa ser compartilhada com todo mundo", afirmou Dawn à revista "Rolling Stone".

Além da guitarra, o lote em leilão inclui manuscritos de Dylan encontrados na caixa do instrumento. As letras são as primeiras versões de canções como "Just Like A Woman", "Temporary Achilles" e "Medicine Sunday", avaliados em £ 25.000 (em torno de R$ 80 mil).