Topo

Funkeiro MC Daleste sofreu um tiro de raspão antes de disparo fatal, diz delegado

O Funkeiro MC Daleste, de 20 anos, morreu após levar tiro no palco de um show em Campinas (SP) - Reprodução/Facebook
O Funkeiro MC Daleste, de 20 anos, morreu após levar tiro no palco de um show em Campinas (SP) Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo*

09/07/2013 11h49

O funkeiro Daniel Pellegrine, mais conhecido como MC Daleste, levou um tiro de raspão momentos antes do tiro fatal. Segundo o delegado responsável pelo caso, Rui Pegolo, da Delegacia Seccional de Campinas (SP), o primeiro tiro atingiu a axila direita do MC. "Ele sentiu, mas, sem ver o ferimento, prosseguiu com a apresentação", disse Pegolo ao UOL.

MC Daleste morreu na madrugada de domingo (7) após ser atingido por um tiro que entrou por abdômen e saiu pelas costas dez minutos após o início de um show no CDHU do bairro San Martin, em Campinas. O cantor chegou a ser socorrido e levado para o Hospital Municipal de Paulínia, mas morreu no centro cirúrgico à 0h55. Logo após o ocorrido, fãs publicaram vídeos do momento do disparo na internet.

Segundo o delegado, serão ouvidos nesta quarta-feira (10) os parentes da vítima e pessoas que faziam fotos da plateia em cima do palco. Uma das testemunhas registrou uma imagem do público no mesmo instante em que o cantor foi atingido. Existe a possibilidade de o fotógrafo ter uma imagem do criminoso. A Polícia, que montou uma Força Tarefa para apurar o ocorrido, trabalha com duas hipóteses principais: a de crime passional e a de uma desavença com o contratante do show. 

O delegado também apura uma denúncia de que o suspeito do disparo estaria de luvas, com uma câmera na mãos e teria fugido em um carro de pequeno porte vermelho depois do crime. Pegolo disse também que denúncias anônimas podem ser feitas pelo disque-denúncia, 181, ou enviadas para o e-mail campinas.cepol@policiacivil.sp.gov.br . 

Atirador
O que se sabe até agora é que o atirador estava a uma distância de 20 metros a 30 metros do palco. O tiro teria sido dado a uma altura de 1,70m a 1,80m do solo. "Olhando a cena do crime de cima do palco, o tiro veio da esquerda para a direita. A bala atingiu o abdomem do cantor, do lado esquerdo, e transfixou seu corpo."

Não se pode precisar a arma usada, porque não foi encontrado nenhum projétil. A bala que atingiu MC Daleste atravessou ainda um tapume no fundo do palco. Um segundo tiro teria sido disparado. "Mas acreditamos que tenha sido usada uma pistola. O que temos certeza é que o autor sabia atirar bem", disse o delegado. A principal hipótese da polícia é que o atirador tenha se escondido em um terreno baldio, escuro, onde há uma construção e um morro.

Enterro
O funkeiro foi enterrado por volta de 9h40 desta segunda-feira (8), no cemitério da Vila Formosa, na região leste de São Paulo. Centenas de fãs acompanharam o enterro cantando músicas do artista.

"Meu irmão não tinha inimigos, ele era da paz. Não consigo imaginar quem possa ter feito isso com ele. Quero justiça. O criminoso tem que ser preso", afirmou ao UOL Rodrigo Pellegrine, 26 anos, irmão e parceiro musical de Daleste. Rodrigo estava no palco no momento em que o MC foi baleado.

Daleste fazia parte do grupo de funkeiros que canta "funk ostentação" ou "funk paulista", em que temas de preocupação social dão lugar a letras sobre dinheiro, marcas de roupa, carros, bebidas, joias e mulheres. O funkeiro cantava os hits "Gosto Mais do que Lasanha" e "Mais Amor Menos Recalque", esse último já foi reproduzido mais de 1 milhão e 600 mil vezes no YouTube. Em outra canção, "Apologia", o MC escreveu "Matar os policia é a nossa meta / Fala pra nois quem é o poder / Mente criminosa coração bandido / Sou fruto de guerras e rebeliões".

*Com informações de Estadão Conteúdo