Topo

Bono recebe medalha de honra pela cultura da França

Bono Vox recebe medalha de honra pela cultura da França - AFP PHOTO / FRANCOIS GUILLOT
Bono Vox recebe medalha de honra pela cultura da França Imagem: AFP PHOTO / FRANCOIS GUILLOT

Do UOL, em São Paulo

16/07/2013 18h53

O vocalista do U2, Bono, recebeu nesta terça-feira (16) das mãos do ministro da cultura francesa, Aurelie Filippetti, uma medalha de honra pela cultural. O cantor virou também Comendador da Ordem das Artes e Letras da França.

Bono já recebeu inúmeros títulos por conta de seu trabalho de ajuda humanitária . Ele é o fundador da organização não-governamental ONE, que visa  difundir e estimular, em países africanos, programas contra a fome e a miséria.

Com o apoio de Bill Gates e do investidor George Soros, a ONE vem implantando na Tanzânia um projeto de produção de alimentos na savana inspirado no trabalho da brasileira Embrapa em Gana.

Encontro com Lula
Em abril, o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva encontrou com o vocalista da banda U2, Bono, em uma reunião, em Londres, na Inglaterra. Em meio à conversa, o músico desafiou Lula a fazer um programa denominado como "Bolsa Família Planetário". "Você é hoje a única pessoa em condições de liderar uma cruzada internacional para transformar o "Bolsa Família" num programa planetário, que atenda a todos os pobres do mundo. Vamos, eu me junto a você, e fazemos isso".

Lula e Bono conversaram sobre o programa "Bolsa Família", segurança alimentar, fome na África e futebol.  Resumidamente, o ex-presidente explicou alguns programas de inclusão social e contou o seu sonho de estendê-los para o mundo. "Some os 9,5 trilhões de dólares gastos para salvar bancos norte-americanos e europeus, depois da crise de 2008, mais os 1,7 trilhões de dólares despejados pelos EUA na guerra do Iraque, e você terá mais de US$ 11 trilhões. Isso significa que os recursos jogados na farra dos bancos e na invasão do Iraque seriam suficientes para montar um mega-programa Bolsa Família que atenderia a todos os pobres do mundo durante 150 anos".