Topo

Belo diz que se inspirou em Lenny Kravitz para mudar o visual e dar novo rumo na carreira

10.mai.2013 - Belo mostra seu novo visual com dreadlocks - Reprodução/Facebook
10.mai.2013 - Belo mostra seu novo visual com dreadlocks Imagem: Reprodução/Facebook

Thays Almendra

Do UOL, em São Paulo

17/07/2013 16h44

“O que é o que é? É loirinho e canta pagode?”, perguntou o cantor Belo aos risos à reportagem do UOL. “Fiquei muitos anos pintando o cabelo, fui reconhecido por isso e foi muito bom. Mas o meu cabelo começou a cair e resolvi mudar”, explicou o artista, que investiu em um novo visual para o recém-lançado CD “Tudo Novo”.

Depois de 17 anos de carreira – sendo quatro no Soweto e 13 solo –, Belo queria mudar. Parou de fumar, emagreceu 17 quilos, fez reeducação alimentar com acompanhamento da mulher Gracyanne Barbosa, começou a praticar exercícios físicos e apostou em um álbum e em um show mais dançantes.

“Me inspirei no tempo em que o cantor Lenny Kravitz tinha dreads [década de 1990] e fazia muito sucesso. Essa fase da vida dele foi muito bem-sucedida”, disse Belo, que, antes de optar pelos dreadlocks atuais com luzes californianas nas pontas, pensou em deixá-los “completamente loiros”.

Segundo o pagodeiro, ele está "mais estiloso" e, com o visual, angariou um "novo público a seus shows". Diante disso, pensou em seguir uma vertente mais jovem do samba e em seu CD optou por músicas mais animadas. “Agora eu viajo com quatro toneladas de equipamentos, uma equipe de oito bailarinos e uma direção de arte. É tudo novo para mim. Nunca tinha feito isso e pensei em colocar algo mais atual e mais dançante para os jovens”, explicou.

Mesmo assim, Belo diz que não deixou de lado a vertente pela qual foi conhecido: o pagode romântico. O cantor figura a 38ª posição na lista das músicas mais tocadas das rádios brasileiras com o hit romântico “Vi Amor No Seu Olhar” – a quarta faixa de seu novo CD, de acordo com o site Hot100Brasil.

“Sempre estive nas paradas de sucesso e estou há um tempinho entre os dez mais tocados no Brasil. Nos momentos mais obscuros da minha vida nunca fui esquecido. Da onde eu sai, eu venci por conta da minha música e do pagode romântico”, disse ele.

Com 16 faixas, o CD “Tudo Novo” tem direção geral e produção musical de Belo.
 
Autobiografia e cinema
Em 2014, Belo lançará sua autobiografia e também um longa-metragem sobre sua carreira. Segundo o pagodeiro, sua história de vida é emocionante e de inúmeras passagens relevantes. “Vai ser a minha história, como eu saí da periferia e fiz sucesso. Vou falar também sobre meus períodos mais obscuros”, explicou.

O pagodeiro foi preso em dezembro de 2002 por tráfico de drogas, associação para o tráfico e porte ilegal de armas. Belo ficou entre idas e vindas da prisão entre 2002 e 2008. Em 2004, por exemplo, ele foi colocado em uma cela na Polinter com mais de 50 presos.  

Além do livro, ele pretende fazer o filme, no qual elegeu o ator Thiago Martins para interpretá-lo nos cinemas. “Gosto muito do Thiago, ele é meu amigo. Não tem cara melhor para me interpretar no cinema”, disse.

CLIPE DA FAIXA "VI AMOR NO SEU OLHAR", DE BELO