Topo

Em notas, Dilma Rousseff e Lula lamentam morte de Dominguinhos

Do UOL, em São Paulo

24/07/2013 11h05

A presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgaram nesta quarta-feira (24) notas de pesar pela morte do músico Dominguinhos. Dilma disse que Dominguinhos foi, ao lado de Luiz Gonzaga, "um preservador da arte da sanfona". Lula declarou que "sua partida deixa nosso país mais silencioso".

"O Brasil perdeu ontem José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, um talento natural que orgulha a música brasileira. Compositor, arranjador, alegria em pessoa, Dominguinhos foi – ao lado de Luiz Gonzaga – um preservador da arte da sanfona. Batalhou pela vida até o último momento. Dominguinhos deixa para cada brasileira, cada brasileiro, músicas como "De Volta Pro Aconchego", "Isso Aqui Tá Bom Demais" e "Eu Quero Um Xodó". Deixa na mala bastante saudade. À família, aos amigos, aos milhões de fãs, minha solidariedade nessa hora de dor", disse a presidente.

A nota divulgada pelo ex-presidente é assinada em conjunto com sua mulher, Marisa Letícia. "Dominguinhos foi um mestre da música brasileira. Esse pernambucano dono de imenso talento, sensibilidade e simplicidade, levou a música do Nordeste para os palcos do mundo. Herdeiro musical de Luiz Gonzaga, parceiro de Gilberto Gil, Gal Costa e Anástacia, entre outros grandes músicos, Dominguinhos percorreu as estradas do Brasil levando sempre alegria e arte. Sua partida deixa nosso país mais silencioso, mas a sua obra e memória continuarão sempre vivas. Nesse momento de tristeza, queremos nos juntar em solidariedade aos parentes, fãs e amigos de Dominguinhos".

Dominguinhos morreu às 18h desta terça-feira (23), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O sanfoneiro lutava contra um câncer no pulmão e fazia sessões de quimioterapia há seis anos. Segundo o boletim divulgado pelo hospital, a causa da morte foram "complicações infecciosas e cardíacas". O velório está sendo realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo e o enterro será em Pernambuco.

O governador Eduardo Campos (PSB/PE) declarou luto estadual de três dias por conta da morte de Dominguinhos. "Dominguinhos expressou como ninguém a alma nordestina", declarou o político em comunicado. "Suas canções e sua criatividade genial constituem para sempre parte fundamental da cultura brasileira".

Já a ministra da Cultura Marta Suplicy destacou a forma como Dominguinhos deu prosseguimento ao legado do pai Luiz Gonzaga. "Perdemos Dominguinhos. Um dos mais talentosos músicos populares que o Brasil já teve, ilustre representante da Cultura do Nordeste", afirmou em nota.

 

Comunidade artística

O compositor Yamandú Costa se disse "arrasado" com a notícia. "É tudo muito triste. Acabei de saber da notícia e estou arrasado. Hoje o Brasil está de luto. Vou fazer um show aqui no Sul, estou rodeado por amigos dele. Hoje o meu show vai ser dedicado a ele. Não sei que música vou cantar, porque estou sem reação ainda", disse ao UOL.

Já Chico Buarque disse: "Perdi um amigo e um parceiro querido." Outra artista de peso, a sambista Beth Carvalho, destacou a falta que Dominguinhos vai fazer. "Ele era um grande compositor e uma grande pessoa. Estou lamentando profundamente a morte dele", disse a cantora.

Ivete Sangalo desejou paz a Dominguinhos. "Sentirei saudade do seu sorriso, mas você é maravilhoso e nos deixou a sua música", escreveu. Frank Aguiar também aludiu ao paraíso para celebrar o artista. "Mestre Dominguinhos, que Deus te receba num cantinho mais especial do Céu!"

Claudia Leitte usou o Instagram para se manifestar. "Eu tive a honra de cantar com você e de trazê-lo comigo, para sempre, na minha lida! Descanse nos braços da Paz, amor de todos nós", escreveu a cantora baiana.

O ator Malvino Salvador usou o Twitter para lamentar a morte. "Dominguinhos se foi", escreveu o artista, colocando a hashtag "luto" ao lado da postagem. Também se manifestaram o humorista Rafael Cortez, o locutor Silvio Luiz e o ex-ministro da Cultura Gilberto Gil.

Outros artistas como Preta Gil, a autora de novelas Glória Perez e a apresentadora Fátima Bernardes também se manifestaram no Twitter para homenagear o artista pernambucano.


Homenagem
Os cantores Fagner, Elba Ramalho, Flávio José, Nando Cordel, Geraldo Azevedo, Jorge de Altinho e Liv Moraes farão um show em tributo para Dominguinhos no dia 25 de julho, em Recife (PE). Toda a renda arrecadada com a venda de ingressos será revertida para o pagamento de despesas médicas e funeral do sanfoneiro.