Topo

Comparado a Louis Armstrong e Tim Maia, cantor evangélico vira hit na web

  • Imagem postada no Facebook de David Basílio

Mirella Nascimento

Do UOL, em São Paulo

14/08/2013 15h22

A capacidade vocal do cantor evangélico David Basílio impressionou internautas em um vídeo que virou sucesso na web, gerando comparações de seu estilo de cantar com os de nomes como Louis Armstrong, Ed Motta, Tim Maia e até Tetê Espíndola.

"Nunca fiz aula de canto, eu gosto de cantar, é meu jeito de adorar. E fui fazendo meu estilo próprio, nunca imitei ninguém. Mas não nego, admiro todos esses cantores que as pessoas citam nos comentários", disse Basílio ao UOL nesta quarta-feira (14) em entrevista por telefone.
 
Evangelista da Assembleia de Deus Primitiva do Amor, em Jacarezinho, zona norte do Rio, Basílio tem orgulho em dizer que não canta outros tipos de música, apesar dos convites que já recebeu, "inclusive na Itália". "Por que Chorar", a música interpretada no vídeo que ficou famoso, faz parte de seu primeiro CD, que leva o mesmo nome da canção.
 
O vídeo, divulgado no final de julho e circulando com o título de "cantor gospel exaltado", foi gravado originalmente há nove anos na Nova Assembleia de Deus de Agostinho Porto, em São João do Meriti (RJ). "Eu nunca tinha visto. Não sei se já estava na internet antes e não sei quem postou agora. Eu estava viajando, quando um amigo meu viu e me disse: 'Negão, você tá famoso'", contou, aos risos.
 
Basílio revelou ao UOL seu gosto por cantores rapidamente identificados como influências por quem assiste às suas interpretações. "Não costumo ouvir, não. Não paro para ouvir música popular, mas se estou na internet ouço alguma coisa que eu possa usar na minha música", admitiu.
 
Além de Armstrong, Basílio ainda citou Frank Sinatra, Ray Charles e George Benson como "vozes incríveis". Entre os mais populares, lembrou do pagodeiro Belo ("aquele branquelo loirinho canta bem, viu?") e Freddie Mercury ("a prostituta do rock"). E suas cantoras preferidas são Whitney Houston ("acho ela 10!), Alcione ("apesar de não ser evangélica") e Elza Soares ("puxa, essa canta muito, ela tem um timbre perfeito para quem gosta de black music"). 
 
Terno amarelo
Antes mesmo de ser questionado sobre o figurino usado no vídeo, Basílio explicou que, naquela ocasião, "tinha acabado de chegar da África, sem tempo de trocar de roupa". O terno amarelo --que gerou comparações com o personagem de Jim Carey no filme "O Máscara"-- foi um presente que ganhou quando passou três meses em uma missão em Luanda, na Angola. "Costumo usar terno, mas não daquela cor. Mas me chamaram para cantar na igreja e eu fui direto, tinha chegado fazia três horas". O jeito irreverente, sorridente e brincalhão da apresentação é uma de suas marcas registradas, ele garante.