Topo

Beth Carvalho volta aos palcos no Rio e canta Nelson Cavaquinho

Do UOL, no Rio de Janeiro*

07/09/2013 23h00

Beth Carvalho está de volta aos palcos. Após mais de um ano internada por causa de problemas na coluna, a cantora apareceu em cena às 22h30 deste sábado (7) no Vivo Rio, no Rio de Janeiro, para seu primeiro show de retorno. Vestida de branco e dourado, e sentada em uma cadeira, ela abriu o show com a música "Minha Festa", de Nelson Cavaquinho. "Quem me viu, quem me vê, a tristeza acabou", cantou ela.

“Vocês nem imaginam a saudade que eu estava disso aqui”, disse a cantora, emocionada, para em seguida emendar com a música "Sentimento do Povo", de Otacílio da Mangueira e Décio Carvalho. Após a canção, Beth fez um desabafo: "O pagode anda meio deturpado, mas eu sou pagodeira com muito orgulho e vou cantar a música que considero hino do pagode", declarou já entoando a música "Coisa de Pele".

Ela chegou a se levantar da cadeira e fez alguns passos de samba, sendo muito aplaudida pelo público.

Turnê
Beth Carvalho volta com a turnê de seu mais recente álbum, "Nosso Samba Tá Na Rua". Em São Paulo, Beth se apresenta no dia 18 de outubro no HSBC Brasil.

No repertório dos shows estão grandes sucessos de sua carreira, como "Vou Festejar", "Coisinha do Pai", "1800 Colinas", "Andança", "Guaracy", "Palavras Malditas", "Firme e Forte" e "Sentimento do Povo", além de músicas do novo disco.

Segundo disse ela por meio de sua assessoria, foi o samba e a vontade de voltar a cantar que deram forças para se tratar por um ano e poder voltar aos palcos com força total.

Apresentação na TV
No dia 12 de agosto, Beth Carvalho se apresentou pela primeira vez depois de sua alta do hospital no programa "Encontro com Fátima Bernardes". A cantora abriu o programa interpretando a música "Volta Por Cima" e conversou com a apresentadora Fátima Bernardes sobre sua internação. "Eu escolhi [a música] justamente por isso. É a volta por cima que a gente dá na vida", disse a sambista.

Beth Carvalho recebeu alta do hospital Pró-Cardíaco, na Zona Sul do Rio de Janeiro, no dia 23 de julho. No programa, ela contou que recebia visitas todos os dias durante o período em que esteve no hospital. "Me senti a rainha da cocada preta", brincou. Arlindo Cruz e Jorge Aragão eram alguns dos sambistas que costumavam visitá-la, com direito a roda de samba no quarto.

Gravação no hospital
Beth Carvalho se submeteu a uma cirurgia na coluna em agosto do ano passado para colocar pinos ortopédicos. Desde então, permaneceu no hospital para um tratamento. No Carnaval deste ano, a cantora cogitou participar do desfile da Acadêmicos do Tatuapé, que saiu na avenida com um enredo em sua homenagem, mas foi impedida pelos médicos.

O problema na coluna de Beth Carvalho, porém, é anterior a cirurgia. Em 2011, ela passou meses sem andar para se recuperar de uma fissura na coluna. Desde então, se apresentava nos shows sentada.

Em outubro do ano passado, Beth Carvalho gravou a participação no CD de sua sobrinha Luciana Carvalho. Um estúdio móvel foi montado no quarto de hospital para que a cantora pudesse gravar a canção "Receita de Prazer", de Deyse do Banjo, Gersinho e Rogerinho do Cavaco.


*Com informações de Mariana Costa