Topo

"Perdi mais um irmão", diz Júnior Lima sobre morte de Champignon

Do UOL, em São Paulo

09/09/2013 06h22

A notícia da morte do músico Champignon, na madrugada desta segunda-feira (9), pegou de surpresa fãs, amigos e músicos. O nome do artista e de sua banda, A Banca, ficaram em primeiro e segundo lugares nos Trending Topics (assuntos mais comentados) do Twitter.

O músico Luiz Carlos Leão Duarte Junior, o Champignon, ex-baixista da banda Charlie Brown Jr., foi encontrado morto em seu apartamento no Jardim Caboré, na zona oeste de São Paulo

Um comunicado na página oficial da banda Charlie Brown Jr. no Facebook informou a morte do músico e agradeceu o carinho dos fãs: "A Família Charlie Brown Júnior comunica, com pesar, o falecimento do baixista Champignon, que participou de grande parte das formações da banda. Desde já agradecemos todas as manifestações de apoio dos fãs neste momento doloroso, e externamos nosso apoio à esposa, filha e todos os demais familiares".

Júnior Lima, que foi companheiro do baixista na banda Nove Mil Anjos – da qual também fez parte o guitarrista Peu, encontrado morto em sua casa em maio –, disse estar em choque. "Acordei agora c a noticia do champ!!! To em choque!!!!! Perdi mais um irmao!!!!!!!! Nao to conseguindo acreditar!!!! Pqp!!!! Alguem sabe o pq?? Se ele deixou algum recado?? O q q aconteceu??? To perdido aqui sem informaçoes!!! NAO CONSIGO ACREDITAR!!!!!", escreveu no microblog.

Veja outras manifestações:

"Se tinha uma figura que eu gostava e admirava no rock nacional era o Champignon! Sangue muito bom, camarada e um dos melhores baixistas que já pisaram neste planeta! Estou completamente arrasado", Gastão Moreira, ex-VJ da MTV, pelo Facebook.

"Minha tristeza é enorme com a morte do querido Champignon. Uma tragédia. Outro amigo da música que se vai jovem", Serginho Groisman, apresentador de TV, pelo Twitter.

"Tava pronto pra dormir e me vem uma notícia dessas. O que diabos está acontecendo com esse mundo? Que encontre a paz que não encontrou aqui.", Lucas Silveira, vocalista da Fresno

"Estivemos juntos no último capítulo de Malhação. Ele tentava se reerguer da perda do parceiro. Trollado por muitos. Valeu, Champignon. Obrigado pelas belas canções. Isto é o que vai ficar.", Leo Jaime

"Vai com Deus, Champs. Fica em paz onde estiver. Força para os meus irmãos que ficaram, pra família...", Di Ferrero, vocalista do NxZero

"E assim de mãos dadas a vida segue do lado de la... Desimada uma das maiores bandas que o Brasil ja produziu.... Do talento musical à sabedoria popular... Das frases marcantes aos protestos sutis... Vai em paz parceiro.... Fica no ar agora o som do silêncio....", Kiko, do KLB

"Infelizmente a música perde mais um grande guerreiro pra depressão. Em casa, e supõe-se que se suicidou. Acordei agora com essa notícia e não tenho palavras para demonstrar minha tristeza em perder esse amigo. Que Deus conforte a sua alma e cuide da família e de todos os que o amavam", Péricles, músico

"Perdi o sono no meio da noite, e soube de mais uma batalha perdida!! Mais um artista, homem,filho,marido e futuro pai se foi!#RIPChampignon", Monique Evans

"Não to acreditando... #Triste Descanse em paz Champignon. #RipChampignon", Dado Dolabella

"Champignon descanse em paz!!!!! muito muito triste!!!!", Preta Gil

"Champignon morreu,meu Deus.Que absurdo.Que coisa mais triste.", Lobão

"Esteja em paz , Champignon. Colega bacana. Mundo louco. Descanse em paz, mano", Emicida 

"Porra, Champignon, que merda! ...:(", Roger Moreira

"Que notícia mais triste. Poxa, Champignon. Você tinha uma vida inteira pela frente. :-(((", Didi Wagner

"Estado completo de Choque com a notícia sobre o Champignon !", Tico Santa Cruz

"Estou triste com a notícia sobre o Champignon. Como assim? Tão jovem...", Sabrina Sato

"Chorão e Champignon: vão brigar e fazer as pazes por lá por toda a eternidade! Era assim que eles se amavam!", Sônia Abrão

A morte de Champignon

O músico Luiz Carlos Leão Duarte Junior, de 35 anos, o Champignon, ex-baixista da banda Charlie Brown Jr., foi encontrado morto no início da madrugada desta segunda-feira (9), em seu apartamento no Jardim Caboré, na zona oeste de São Paulo.

Segundo a delegada Milena Suegama, do 89º Distrito Policial de São Paulo, ele deu dois disparos com uma pistola calibre 380. O primeiro tiro teria sido um teste e foi feito em direção ao chão, e o segundo foi do lado direito da cabeça.

A polícia trabalha com a hipótese de suicídio. Ao longo da manhã, a delegada esteve no local e ouviu familiares e vizinhos do músico. Muito nervosa, a mulher, Cláudia Campos, contou que discutiu com Champignon no restaurante onde jantaram com um casal de amigos, mas declarou que o marido não era um homem agressivo e não usava drogas ou medicamentos controlados. 

O inquérito para investigar o caso já foi aberto. O síndico do prédio esteve na delegacia para entregar imagens das câmeras de segurança. Em entrevista ao "SPTV", da Rede Globo, ele admitiu que uma imagem pode levantar suspeita de agressão. "Prefiro não comentar. Eu vou deixar por conta da doutora [delegada]", declarou Gino Castro.

A pistola, outra arma, celulares e computadores foram apreendidos. Familiares disseram à polícia que o músico estava chateado com a imprensa, por conta das críticas negativas sobre a nova banda, A Banca. 

Uma equipe do Samu foi ao local e encontrou Champignon morto com um tiro na cabeça e com uma pistola na mão. Segundo as primeiras informações levantadas no local, o tiro teria sido na boca, mas a delegada afirmou que o disparo foi ao lado da cabeça. 
 
A mulher do músico, grávida de cinco meses, foi levada para um hospital em estado de choque por volta das 2h30 e liberada às 6h40. Champignon tinha ainda uma filha de 7 anos, que segundo um tio está com a mãe e já sabe da morte do pai. 
 
Segundo informações apuradas pelo jornal "Folha de S. Paulo", um vizinho ouviu o barulho do tiro e esteve no apartamento de Champignon no começo da madrugada.
 
O corretor de imóveis Alexandre Banaion relatou que ouviu um barulho de tiro vindo do apartamento do músico por volta da meia-noite, seguido de gritos da mulher e latidos do cachorro do casal. Ele foi até o apartamento, onde encontrou a mulher do músico chorando e gritando "Amor, você não fez isso".
 
"Foi horrível, vi o Champignon caído com um tiro na boca e uma arma na mão. Havia muito sangue espalhado", disse o Banaion à "Folha".
 
Comunicados das bandas
Comunicados nas páginas oficiais das bandas Charlie Brown Jr. e A Banca no Facebook informaram a morte do músico e agradeceu o carinho dos fãs: "A Família Charlie Brown Júnior comunica, com pesar, o falecimento do baixista Champignon, que participou de grande parte das formações da banda. Desde já agradecemos todas as manifestações de apoio dos fãs neste momento doloroso, e externamos nosso apoio à esposa, filha e todos os demais familiares", dizia o texto na página do Charlie Brown, primeiro a ser publicado.
 
Assim que a notícia da morte do músico foi espalhada na internet, o nome de Champignon ficou em primeiro lugar no Trending Topics (assuntos mais comentados) do Twitter. Músicos, fãs e amigos manifestaram surpresa e fizeram homenagens ao músico.
 

Júnior Lima, que foi companheiro do baixista na banda Nove Mil Anjos, disse estar em choque. "Acordei agora c a noticia do champ!!! To em choque!!!!! Perdi mais um irmao!!!!!!!! Nao to conseguindo acreditar!!!! Pqp!!!! Alguem sabe o pq?? Se ele deixou algum recado?? O q q aconteceu??? To perdido aqui sem informaçoes!!! NAO CONSIGO ACREDITAR!!!!!", escreveu no microblog.

O caso ocorre seis meses após a morte de Chorão, vocalista do Charlie Brown Jr., no dia 6 de março, em São Paulo. O laudo apontou overdose de cocaína como a causa da morte do cantor. Em maio, outro músico que tocou com Champignon, Peu Sousa, foi encontrado morto enforcado com um cinto amarrado no pescoço.

Na época, Champignon disse não saber por que o amigo se mataria e disse acreditar que ele havia "perdido a fé". "Estou muito triste. Exatamente dois meses após a morte do Chorão, vem o Peu. Que ano!", disse ele. E acrescentou: "Não sei porque ele faria isso, mas acredito que ele perdeu a fé em viver. Se a pessoa vive sem fé, não importa se é em alguma religião ou em outra coisa, não tem como continuar".

Trajetória
Com apenas 12 anos de idade, Luiz Carlos Leão Duarte Junior, o Champignon, entrou para a música como baixista logo após conhecer Chorão. Juntos, eles formaram a banda What's Up. Posteriormente, Chorão e Champignon convidaram o baterista Renato Pelado, que vinha de bandas conhecidas de Santos. Mais tarde, Marcão e Thiago Castanho completaram a primeira formação da banda Charlie Brown Jr., que ainda não levava o nome oficial.

Em 1993, a banda começou a se destacar e Chorão procurou o produtor musical Rick Bonadio, que gostou do som e os contratou. Na época, Champignon era menor de idade e sempre que a banda se apresentava em casas noturnas, era necessária uma autorização judicial para que o jovem baixista acompanhasse o grupo.

Entre 1999 e 2006, a banda Charlie Brown Jr. conquistou espaço na mídia e se tornou conhecida por todo o Brasil. No entanto, Champignon e Chorão tiveram algumas desavenças. Em 2005, o baixista deixou o grupo. Em 2009, junto com o cantor Júnior Lima, irmão de Sandy, eles fundaram a banda Nove Mil Anjos

Já em 2011, Champignon retornou ao Charlie Brown Jr. Ele fez parte da gravação do CD e DVD "Música Popular Caiçara", que foi lançado em março de 2012. Permaneceu na banda até o seu final – quando, em março deste ano, Chorão morreu de overdose de drogas. 

Após 22 anos de Charlie Brown Jr., visando eternizar a formação original da banda, Champignon, Graveto, Marcão Britto e Thiago Castanho decidiram que deveriam manter a união e deram continuidade à carreira da banda que traz um novo nome e nova formação. O projeto foi batizado como A Banca e Champignon assumiu os vocais.

Em abril, durante a participação do grupo no "Altas Horas", Champignon falou com exclusividade para o UOL sobre  voltar à cena: "Se ficássemos em casa, morreríamos também. Temos que ir para a estrada, precisamos disso. É a nossa vida. Por que a gente iria ficar trancado em casa, se a gente gosta mesmo é de tocar?", enfatizou.