Topo

Criador garante que Rock in Rio 2013 é o mais roqueiro de todas as edições

Roberto Medina, criador do Rock in Rio, fala da organização sobre o primeiro dia de show - Marco Antonio Teixeira/UOL
Roberto Medina, criador do Rock in Rio, fala da organização sobre o primeiro dia de show Imagem: Marco Antonio Teixeira/UOL

Tiago Dias

Do UOL, no Rio

13/09/2013 16h55

O criador do Rock in Rio, Roberto Medina, afirmou que o festival, que começou nesta sexta-feira (13) no Rio de Janeiro, traz a melhor e mais roqueira programação de todas as edições. “É o melhor line-up de todos. Temos o maior astro de cada gênero”, disse ele aos jornalistas durante uma rápida visita à sala de imprensa do evento.

Mesmo comparando com a primeira edição, que trouxe Queen, Ozzy Osbourne e Iron Maiden, Medina afirmou que deu a melhor resposta às críticas que o festival recebe toda edição: de que é rock apenas no nome.

“Toda vez é sempre a mesma coisa. Estamos com uma edição mais roqueira, embora isso seja relativo. Uma vez chamamos a Shakira para a segunda edição em Madrid e fomos criticados. Ao mesmo tempo, anunciamos o show do Rage Against the Machine, que todo mundo vibrou. Eu perguntei: 'Eles são bons?'. O show deles acabou sendo o menor público do festival", argumentou.

O Rock in Rio ganhou, nesta edição, dois dias mais roqueiros: no dia 19 (quinta-feira), Sepultura repete o encontro com o Tambours du Bronx, e antecede Alice in Chains e Metallica. No último dia (domingo, 22), Slayer, Avanged Sevenfold e Iron Maiden fazem a festa para os metaleiros.

Agradecendo ao "papai do céu", Medina tranquilizou os fãs do Bon Jovi, grande atração do dia 20, e garantiu que não há nenhuma possibilidade da banda cancelar o show no festival, embora ele revele que sentiu um frio na barriga após a trupe de Jon Bon Jovi adiar shows no Chile, Argentina, México e em São Paulo, por conta de um problema de saúde do baterista Tico Torres. "Você viu? Apenas no nosso não aconteceu isso".

O empresário também reforçou o perfil mais comercial das atrações do festival. "Tudo é comercial. Os outros festivais chamam só bandas alternativas por não ter dinheiro para contratar atrações grandes", alfinetou ao falar de festivais independentes ao redor do mundo.

Dentre os sete dias do festival, Medina revela sua preferência entre as atrações: Bruce Springsteen. "Mas não sou tiete, só fui fã mesmo de uma pessoa: Frank Sinatra".


O evento
A quinta edição brasileira do Rock in Rio começa nesta sexta e vai até o dia 22 de setembro. Mais de 160 artistas irão se apresentar em cinco espaços diferentes, divididos entre os sete dias de programação. Quase 600 mil pessoas estão sendo esperadas durante o festival, com uma média de 85 mil espectadores por dia.

 

Especiais Rock in Rio

  • Almanaque revê festival em fotos e vídeos

  • Teste o quanto você sabe sobre as bandas do festival

  • Duelo: qual é a melhor banda do Rock in Rio? Vote!

A programação deste ano aposta em nomes já consagrados, sendo que a maioria dos artistas já se apresentou no país anteriormente. A escalação privilegia especialmente o pop, destaque do primeiro final de semana, e o heavy metal, destaque do segundo e último final de semana do evento.

O palco Mundo, o maior e principal, conta nesta sexta com as musas Beyoncé e Ivete Sangalo, o eletrônico David Guetta e um tributo a Cazuza reunindo diversos artistas nacionais. O segundo dia (14) diversifica um pouco mais a programação do palco, com os brasileiros do Capital Inicial, o metal pop do 30 Seconds to Mars, as influências soul do Florence and the Machine e o indie pop do Muse. Já o domingo (15) investe no pop com influências de R&B de Jota QuestJessie JAlicia Keys e Justin Timberlake.