Topo

"Guia de sobrevivência" para o Rock in Rio, que começa nesta sexta (13)

Do UOL, em São Paulo

13/09/2013 07h00

A quinta edição nacional do Rock in Rio começa nesta sexta (13) com mais de 160 atrações divididas em cinco espaços diferentes. Com ingressos esgotados, são esperadas 85 mil pessoas por dia na Cidade do Rock, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, que irá funcionar entre 14h e 3h. O festival dura sete dias, espalhados em dois finais de semana. Confira algumas dicas de como chegar e aproveitar melhor o evento.

O que levar

É importante usar roupas leves e sapatos confortáveis, usar boné ou chapéu, passar protetor solar e levar um casaco para o anoitecer. Além disso, recomenda-se beber bastante água e se alimentar ao longo do dia.

Quem estiver de mochila ou levar bolsas e sacolas será revistado antes de passar pelas catracas, portanto é bom levar o mínimo necessário para evitar filas. O local não conta com guarda-volumes, e objetos não autorizados deverão ser descartados.

Os visitantes encontrarão 13 marcas diferentes de alimentos em um total de 28 lojas e bares espalhadas pelo local.

O que não levar

Não será permitido levar: garrafas de qualquer gênero, tamanho ou material; embalagens rígidas e com tampa; latas; capacetes; armas de fogo ou armas brancas; cadeiras ou banquinhos; guarda-chuvas; objetos pontiagudos, perfurantes ou cortantes; fogos de artifício; objetos de vidro, plástico ou metal (perfumes, cosméticos, desodorantes, pasta ou escova de dentes); bebidas em qualquer tipo de recipiente; skate, bicicleta ou qualquer tipo de veículo, motorizado ou não; isopor, cooler ou qualquer tipo de utensílio para armazenagem.

Também não será possível entrar com alimentos para serem comercializados ou que representem riscos à saúde e segurança. Será considerado um limite de até cinco itens por pessoa, dando preferência a alimentos industrializados e lacrados, frutas cortadas e acondicionadas em sacos plásticos transparentes, e sanduíches em embalagens não rígidas e transparentes. Haverá bebedouros com água potável disponíveis.

Com exceção de cães guias devidamente identificados para atender portadores de deficiência visual, não é permitida a entrada de animais.  São proibidas gravações e transmissões em áudio e vídeo da totalidade ou de parte do festival por qualquer meio, assim como o uso de câmera fotográfica profissional  ou equipamentos de filmagem profissionais.

Como chegar

O evento irá contar com um sistema especial de transporte que inclui, além das linhas regulares, linhas especiais para chegar e sair da Cidade do Rock.

Uma linha circular vai do terminal Alvorada até o terminal Cidade do Rock, instalada no Autódromo, e tem paradas no Barra Shopping e no Shopping Via Parque. A linha funciona das 12h às 04h e sua tarifa é a mesma dos ônibus municipais. Na saída do evento será a única linha disponível, mas do terminal Alvorada é possível pegar outras linhas para o Rio de Janeiro. 

Nas linhas regulares, os passageiros podem utilizar os cartões RioCard e RioCard Cidade do Rock, que podem ser adquiridos nas lojas RioCard. Mais informações sobre os transportes para a Cidade do Rock podem ser conferidas no site www.vadeonibus.com.br.

Linhas de ônibus especiais “Primeira Classe”

As linhas de ônibus “Primeira Classe”, com ar condicionado, sairão de 15 pontos pré-estabelecidos, com horários previamente definidos, com ponto final no Terminal Riocentro, sem paradas no trajeto. A tarifa custa R$ 50 e dá direito à ida e volta (mais o valor do frete para quem pedir a entrega do cartão em domicílio).

Os pontos da linha passam nos seguintes locais: Aeroporto Santos Dumont; Aeroporto Internacional Tom Jobim; Barra da Tijuca; Campo Grande; Castelo; Copacabana; Ipanema; Lagoa; Méier;  Norte Shopping; Recreio Shopping;  Shopping Rio Sul; Rodoviária Novo Rio; Saens Pena; Santa Cruz.

Há ainda um RioCard Primeira Classe personalizado, vendido apenas pelo site https://eventos.riocard.com/rockinrio. Cada pessoa deve ter seu próprio cartão, que dá direito à ida e volta, não podendo ser utilizado em outro dia, horário ou local. A entrada é por ordem de chegada e recomenda-se que os passageiros cheguem 15 minutos antes do horário. A volta pode ser realizada sem horário pré-estabelecido, a partir das 00h até uma hora após o término do último show do palco Mundo.

Circulação de veículos restrita e estacionamento proibido

Não há estacionamento para veículos nas redondezas da Cidade do Rock. As avenidas de acesso ao local estarão bloqueadas ao tráfego de carros, táxis e vans. Apenas ônibus, que terão a frota reforçada, poderão acessar o local, que será rigorosamente fiscalizado.

Principais interdições

As seguintes vias ficaram interditadas das 11h do dia 13 (sexta) às 5h do dia 16/09 (segunda); das 11h do dia 19 (quinta) às 5h do dia 20 (sexta) e das 11h do dia 20 (sexta) às 5h do dia 23 (segunda):

- Avenida Salvador Allende, entre a Avenida das Américas e a Estrada dos Bandeirantes
- Av. Embaixador Abelardo Bueno, da Avenida Canal Arroio Pavuna até a Avenida Salvador Allende
- Avenida Olof Palme, da Estrada dos Bandeirantes até a Avenida Salvador Allende
- Rua Abrahão Jabour, entre a Avenida Olof Palme e a Avenida Salvador Allende
- Rua Pedro Calmon entre a Rua Abrahão Jabour e a Avenida Salvador Allende
- Via sem nome entre a Estrada dos Bandeirantes e Rua Abrahão Jabour

O trecho da Avenida Salvador Allende em frente à Cidade do Rock e ao Riocentro ficará totalmente interditado e dedicado ao público, não sendo permitida a circulação nem mesmo de viaturas oficiais ou veículos de moradores.

Proibição de estacionamento
Além dos locais já regulamentados, será proibido o estacinamento nas seguintes vias, das 7h do dia 10 até às 5h do dia 16, e das 7h do dia 19 até às 5h do dia 23:

- Avenida Salvador Allende, no trecho entre a Avenida das Américas e a Estrada dos Bandeirantes, em ambos os sentidos
- Avenida Olof Palme, em ambos os sentidos, no trecho entre a Estrada dos Bandeirantes e a Avenida Salvador Allende
- Rua Abrahão Jabour, em ambos os sentidos, no trecho entre a Avenida Olof Palme e a Avenida Salvador Allende
- Rua Pedro Calmon, em ambos os sentidos, no trecho entre a Rua Abrahão Jabour e a Avenida Salvador Allende
- Avenida Embaixador Abelardo Bueno, em ambos os sentidos, no trecho entre a Avenida Salvador Allende e a Avenida Ayrton Senna
- Via Inominada, em ambos os sentidos, no trecho entre a Rua Abrahão Jabour e a Estrada dos Bandeirantes
- Rua Leonardo Villas Boas, no trecho entre a Estrada Coronel Pedro Correia e a Rua Francisco de Paula
- Rua Francisco de Paula, no trecho entre a Rua Aroazes e a Avenida Embaixador Abelardo Bueno
- Rua Franz Weissman, no trecho entre a Estrada Coronel Pedro Correia e a Rua Imperatriz Leopoldina