Topo

Corpo de Dominguinhos é exumado para novo sepultamento em Garanhuns

O corpo do cantor Dominguinhos é exumado na manhã desta quinta-feira (26), no cemitério Morada da Paz, em Paulista (PE) - Matheus Britto/Futura Press/Estadão Conteúdo
O corpo do cantor Dominguinhos é exumado na manhã desta quinta-feira (26), no cemitério Morada da Paz, em Paulista (PE) Imagem: Matheus Britto/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

26/09/2013 08h32

O corpo do músico Dominguinhos foi exumado do Cemitério Morada da Paz, em Paulista, região metropolitana do Recife, na manhã desta quinta-feira (26), e segue para um novo sepultamento na cidade de Garanhuns, no agreste de Pernambuco.

A mudança foi autorizada depois que Mauro Moraes, filho do cantor, entrou como uma ação na justiça, alegando que o artista havia manifestado que gostaria de ser enterrado na cidade onde nasceu - mesmo lugar de origem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os restos mortais do sanfoneiro devem chegar ao novo destino por volta do meio-dia.

Filha de Dominguinhos, Liv Moraes, acompanhou a remoção e o trajeto com alguns membros da família e batedores da Polícia Rodoviária Federal.

  • Matheus Britto/Futura Press/Estadão Conteúdo

    Liv Moraes, filha de Dominguinhos, concede entrevista sobre transferência do corpo do cantor do cemitério em Paulista (PE) para Garanhuns

Ao UOL, Liv afirmou que não houve desentendimento com Moraes, primeiro filho de Dominguinhos, e explicou por que Garanhuns não foi o destino escolhido em julho, quando o músico morreu por complicações cardíacas e infecciosas, aos 72 anos. “Na realidade, a prefeitura de Garanhuns não estava preparada para o enterro em tempo hábil. Quando alguém da família morre, ninguém pensa muito em nada, as pessoas ficam aéreas, esquecem que é o próprio pai, é muita cobrança. Mas acho que é o lugar perfeito”.

Questionada se o pai lhe havia feito o pedido de ser enterrado no lugar onde nasceu, Liv negou: “Ele disse uma vez em uma entrevista, quando perguntado. A gente sempre acompanhou a vida dele, nos momentos decisivos e ele nunca compartilhou nada assim como a gente. Não era o desejo dele. O desejo dele era viver. É o lugar perfeito, é a terra dele”.

O corpo do Dominguinhos será enterrado assim que chegar na cidade. Logo após, haverá uma homenagem com músicos e a própria Liv, que também é cantora. “Vai ser bonito. Vou continuar homenageando ele para o resto da minha vida”. O UOL tentou contato com Moraes, mas o filho de Dominguinhos não atendeu ao telefone.

Entenda o caso
O filho de Dominguinhos , Mauro Moraes, abriu processo no dia 2 de agosto na Justiça de Pernambuco para que o corpo de seu pai fosse transferido para a cidade de Garanhuns, no interior de Pernambuco.

Como justificativa, Mauro afirmou ao UOL que era vontade de seu pai ser enterrado em sua cidade natal. “Em uma entrevista ele disse que queria ser enterrado em Garanhuns. Ouvi a gravação e entendi que deveria ser respeitado”, disse. Segundo ele, a ex-mulher de Dominguinhos, Guadalupe Mendonça, e a outra filha, Liv Moraes, não o consultaram sobre onde velariam e enterrariam o músico.

Dominguinhos morreu no dia 25 de julho por complicações cardíacas e infecciosas, aos 72 anos, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele lutava contra um câncer no pulmão e fazia sessões de quimioterapia havia seis anos. O corpo do cantor está no cemitério Morada da Paz, em Paulista.