Topo

Disco póstumo do Charlie Brown Jr resgata DNA da banda; veja faixa a faixa

  • Divulgação

    Capa do disco "La Familia 013", o último de Chorão e Champignon com Charlie Brown Jr

Leonardo Rodrigues

Do UOL, de São Paulo

01/10/2013 08h00

As letras são autobiográficas e sentimentais. O som, ora pesado e ora acústico, é a senha para uma espécie de retorno “adulto” e “introspectivo” às origens do grupo. É dessa maneira que o baterista Bruno Graveto e Alexandre Abrão, filho de Chorão, tentaram definir ao UOL "La Família 013", álbum póstumo do Charlie Brown Jr que vazou neste fim de semana na internet.

Gravadas pouco antes de Chorão morrer, em março, as novas músicas ganharam acabamento apenas nos últimos meses, período que coincidiu com outra tragédia, a morte do baixista Champignon.

São 13 faixas que versam sobre relacionamentos, saudade, trabalho, luta, superação e tristeza, entre outros temas de cunho pessoal, que parecem querer deixar para trás parte do passado arraigado à vida adolescente.

"Esse disco é a alma do Charlie Brown. Quando meu pai gravou, disse que estava 'muito calminho', e decidiu preparar um disco 'lado B', mais pesado, para lançar em seguida. Infelizmente não houve tempo e as músicas dos dois álbuns foram misturadas", revelou Alexandre ao UOL.

"O álbum resgatou muitas coisas de nossas antigas influências, de nosso primeiro disco de estúdio. Marcou também a volta do Champignon, o que ajudou a resgatar o nosso DNA", completou, por telefone, o baterista Bruno Graveto.

Veja o faixa a faixa de "La Família 013".

1. "Um Dia A Gente Se Encontra"

Fala de desilusão amorosa mas em tom esperançoso, uma das marcas do trabalho. "Se quem eu amo tem amor por mim, eu sei que ainda estamos longe do fim". O trecho repete a letra de "Meu Novo Mundo", também incluída no disco. "É talvez a letra mais bonita já composta pelo meu pai", disse Alexandre. "É um lance que o Chorão sempre fez, de adaptar e brincar com as letras", completou Graveto.

2. "Fina Arte"

Com os músicos bebendo na tradicional fonte do reggae, Chorão faz uma ode à sua cidade natal, Santos (SP), com uma visão poética de uma revolução pessoal. "Revolucionar, se pra melhor / Revolucionar, sem ilusão / Revolucionar, se pra melhor / Do emissário ao cais / Tô na missão / Deixar crescer minhas asas/Sobrevoar toda a cidade".

3. "Cheia de Vida"

Para falar de de amor e sexo, o vocalista repete a fórmula de reviver velhas músicas, agora citando "Você Por Perto", gravada com o músico Edu Ribeiro. Com dobradinha de guitarra e baixo na introdução, investe em riffs e exibe algumas das influências mais marcantes do grupo, como Paralamas do Sucesso e The Police.

4. "Meu Novo Mundo"

Assim como "Um Dia a Gente Se Encontra", a primeira balada do disco já havia sido lançada anteriormente. Aborda o sentimento amoroso e a necessidade de romper distâncias físicas. "As pessoas acham que é meu pai dando adeus, mas não, ele estava tentando criar uma nova vida, tentando superar problemas com a ex-mulher", disse Alexandre.

5. "Do Jeito Que Eu Gosto, Do Jeito Que Eu Quero"

Mais pop e cadenciada, repete o tom sentimental presente em quase todo o álbum, com toques hedonistas e de "carpe diem". "A vida é uma louca a ser beijada / Mas a vida só gosta de quem gosta de viver / A vida não quer ser desperdiçada / Aproveite seu tempo / Está tudo aí pra você".

6. "Rock Star"

Mais pesada e repleta de riffs de guitarra, fala do mundo de excessos do rock, focando no "amor bandido" das groupies, as tietes que acompanham a banda. "O doce dela é bala e ela vai na rave / Eu vou colar com ela / Ela me deixa crazy / Eu vou levar ela onde ela nunca esteve / Eu vou chegar com ela na pegada".

7. "Vem Ser Minha"

Em mais uma faixa baseada no reggae, Chorão volta a falar como um adolescente vidrado em uma "garota ideal", mas já em um fase mais madura, podendo "fumar um beck" no carro novo na garagem. "Eu voo sem perder de vista o que pra mim é imprescindível / A minha mega special girl, o meu sonho mais incrível, imperdível"

8. "Não Te Quero"

Dedilhados e bateria suingada, com destaque para o baixo de Champignon no final em crescendo. "Tem uma melodia muito bonita. E acho que todo mundo, inclusive Champignon, diria que esta letra está ajudando muita gente em seu relacionamento. Naquele momento em que tudo está complicado, mas ainda assim você quer ficar junto da outra pessoa", contou Alexandre.

9. "Camisa Preta"

Como sugere o nome, trata-se do momento mais pesado de "La Família 013". Pipocam riffs e solos velozes, em uma cadência muito próxima da do heavy metal, mas com a adição de vocais estilo rap. "Somos poucos mais somos loucos / Ninguém segura o visionário bicho solto / O ser humano nunca é igual ao outro / Mas um guerreiro é quem salva o outro".

10. "Vou Me Embriagar de Você"

Chorão não vivia um bom momento em seu relacionamento quando compôs o disco, mas aqui ele aparece em momento mais consolador. Acessível e radiofônica, a faixa aposta em uma levada pop rock, retornando a verve sentimental. "Sorrir, chorar, viver / Tentar entender essas coisas malucas da vida / Que bom que é ter você / Você é melhor que eu tenho na vida".

11. "A Mais Linda do Bar"

Com solos e guitarra slide, no melhor estilo do blues eletrificado do Mississippi, o vocalista apela ao discurso libertário para volta a falar de sua "garota dos sonhos", "a mais linda do bar". "Eu quero paz e liberdade pra viver do jeito que eu estou a fim", ele canta.

12. "Samba Triste"

Talvez o momento mais depressivo do álbum, com violões acompanhados de guitarra distorcida. O vocalista surge querendo enfrentar a solidão, e deixa o trabalho a cargo do tempo. "Enquanto o mundo dá voltas / A gente faz tremer o chão / Enquanto o mundo dá voltas / A gente espanta a solidão".

13. "Contraste da Vida"

A última faixa do provável último álbum do Charlie Brown é lenta e acústica. O raro momento de delicadeza se assemelha à uma despedida involuntária, que parece incitar a reflexão do músico. "Mesmo os mais fortes às vezes não encontram uma saída / Quando tudo se torna previsível, não se espera mais da vida".