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Uma em cada cinco músicas das paradas britânicas refere-se a álcool

Do UOL, em São Paulo

02/10/2013 22h21

Um estudo realizado pela Liverpool John Moores University revelou que, em média, uma em cada cinco canções que entram no Top 10 britânico contém referências a álcool. O conteúdo, publicado na revista "Psychology of Music", cita que o número de letras que relacionam bebidas dobrou ao longo da última década, principalmente por causa da "importação" de canções dos Estados Unidos.

O estudo analisou quatro décadas das paradas britânicas, sendo que há poucas menções a álcool em 1981 e menos ainda em 1991, época em que a pesquisa relaciona à popularização das festas rave, "cena musical mais ligada ao ecstasy do que ao álcool", cita o "The Telegraph". Por outro lado, em 2001 o número de canções que citam bebida é de 8%, contra 18,5% em 2011, exemplificado pelo single "Last Friday Night", que Katy Perry lançou em 2011 falando sobre excesso de bebida.

Segundo o jornal "The Telegraph", a exposição dos jovens ao álcool em músicas é "preocupante". "É necessário um melhor entendimento com urgência do impacto dessa relação da música popular com o álcool. Profissionais da saúde devem estar atentos ao aumento de letras relacionadas à bebida e trabalhar para garantir que a música popular não se torne um meio para reforçar a cultura de intoxicação e efeitos nocivos do álcool", diz a pesquisa. A pesquisa diz que crianças mais velhas e adolescentes escutam música, em média, mais de duas horas por dia.

Katy Perry - "Last Friday Night (T.G.I.F.)"

Marcas de bebida nas letras
Em agosto deste ano, os pesquisadores da Escola de Saúde Pública da Universidade de Boston publicaram o estudo "Substance Use and Misuse", dizendo que marcas de bebidas estão presentes em 23,2% das músicas mais tocadas nos Estados Unidos entre os anos de 2009, 2010 e 2011.

Entre as 720 canções examinadas, 167 (23,2%) mencionaram o álcool e 46 (6,4%) fizeram referências a marcas específicas. As quatro bebidas mais nomeadas representaram 51,6% de todas as menções de marcas.

As menções a bebidas alcoólicas foram mais comuns no rap, hip-hop e rythm and blues, em 37,7% das letras, seguido pelo country (21,8%) e pelo pop (14,9%).

A revista indicou que pelo menos 14 estudos de longo prazo determinaram que a exposição à publicidade do álcool nos meios de comunicação aumenta a probabilidade de os jovens começarem a beber. "Dada a intensa exposição dos jovens à música pop, estes resultados indicam que a música pode ser fonte importante da promoção do uso de álcool entre os jovens", indicou o coautor do estudo David Jernigan.