Topo

Primeira impressão: Paul McCartney volta mais roqueiro em novo disco

Mariana Tramontina

Do UOL, em São Paulo

10/10/2013 16h16

No começo deste ano, Mark Ronson contou à revista "Rolling Stone" que Paul McCartney estava ouvindo músicas de Usher e sons com batidas de baile funk para se inspirar durante a gravação de seu novo disco. O resultado final, no entanto, passa longe. "New" --que será lançado oficialmente no próximo dia 14, mas que já circula pelas redes sociais-- soa moderno, mas por conta do mergulho no indie rock e em influências da música urbana.

  • Reprodução

    Capa de "New" (2013), 16º álbum de McCartney

Diferente do último "Kisses on the Bottom" (2012), em que McCartney trouxe duas músicas inéditas e regravações de standards dos anos 50 em estilo jazzy/retrô, "New" tem energia. O disco encontra o baixista de 71 anos pós-casamento com Nancy Shevell, de 52, e depois de assumir o posto de vocalista em "Cut Me Some Slack", executada junto dos ex-integrantes do Nirvana, Dave Grohl, Krist Novoselic e Pat Smear.

Em "New", McCartney trabalha com quatro produtores. Paul Epworth (que já esteve com Bloc Party e Primal Scream, e as estrelas pop Adele e Rihanna) tem a veia mais rock and roll da produção. São dele a faixa de abertura, "Save Me"; a etérea "Road"; e o segundo single do disco, "Queenie Eye", uma espécie de "I Am the Walrus", dos Beatles de 1967, mais agressiva.

Mark Ronson, conhecido pelas melodias pop e modernas em sucessos de Amy Winehouse e Rufus Wainwright, coloca as batidas dançantes do álbum em "Alligator" e no primeiro single, a faixa-título "New". Ethan Johns (Kings of Leon, The Vaccines e Ryan Adams) traz minimalismo nas faixas "Early Days" e "Hosanna", em sessões de McCartney com seu violão. Na edição deluxe do disco, Johns aparece ainda no rock and roll "Turned Out".

Giles Martin, filho do "quinto Beatle" George Martin, é quem mais contribui em "New". Uma de principais colaborações, aqui, foi introduzir os ares de trip-hop a "Appreciate" e os sintetizadores em "Looking at Her". "Everybody Out There" lembra algo de "Mrs. Vandebilt", de Paul McCartney com a banda Wings, assim como "I Can Bet". Johns também está em "On My Way to Work" e no blues "Get Me Out of Here", segunda das duas faixas que vêm na edição de luxo do álbum.

Ainda que a colcha de retalhos que promove o encontro de tão diferentes produtores abra margem para um disco sem identidade, as faixas de "New" deixam uma primeira impressão de que se encaixam certeiras. Afinal, poucos nomes na música têm tanto cuidado com as canções que escreve quanto o ex-Beatle. O preciosismo de manter a alma das composições é a resposta do respeito que tem à própria obra. Mais do que um disco inteiramente de inéditas (o primeiro em seis anos), o 16º álbum de Paul McCartney é uma celebração ao rock revigorado e ainda surpreendente.

Veja as faixas de "New":

1. "Save Us" (produzida por Paul Epworth)
2. "Alligator" (produzida por Mark Ronson)
3. "On My Way to Work" (produzida por Giles Martin)
4. "Queenie Eye" (produzida por Paul Epworth)
5. "Early Days" (produzida por Ethan Johns)
6. "New" (produzida por Mark Ronson)
7. "Appreciate" (produzida por Giles Martin)
8. "Everybody Out There" (produzida por Giles Martin)
9. "Hosanna" (produzida por Ethan Johns)
10. "I Can Bet" (produzida por Giles Martin)
11. "Looking At Her" (produzida por Giles Martin)
12. "Road" (produzida por Giles Martin)
"Scared" (faixa escondida)

Versão deluxe:
13. "Turned Out" (produzida por Ethan Johns e Giles Martin)
14. "Get Me Out of Here" (produzida por Giles Martin)