Topo

Guia ilustrado ensina como ser um rockstar oitentista nos dias de hoje

Estefani Medeiros

Do UOL, em Berlim

18/10/2013 06h00

O show que as bandas Aerosmith e Whitesnake vão fazer na noite desta sexta-feira (18) no Rio --e no domingo (21) em São Paulo, no Monsters of Rock-- deve trazer à tona clichês do rock dos anos de 1980. E quem estiver em busca de lenços coloridos no microfone, baterias giratórias e cortes de cabelo volumosos, bem, não estará perdido no tempo.

Inspirado por bandas de hard rock e hair metal da década de 1980, o designer norte-americano Jordan Hart criou o livro "Steel Rainbow: The Legendary Underground Guide to Becoming an 80's Rock Star" (em tradução livre, Arco-íris de Aço: O Legendário Guia do Underground para se Tornar uma Estrela do Rock dos anos 80"). A obra traz 180 dicas bem humoradas de como ser igual àquele rockstar oitentista nos dias de hoje.

"Eu cresci durante os anos 80 e, para a minha sorte, meu pai era um grande fã de hard rock e hair metal. Sua banda favorita era a formação do Van Halen com Dave Lee Roth. Naturalmente, foi a primeira banda que aprendi a ouvir e 'Jump' foi a música que marcou minha infância", contou o designer ao UOL. "Quando eu era criança e ficava entediado em casa, costumava ouvir os álbuns antigos do meu pai. Ouvia Led Zeppelin, AC/DC, Rush, ZZ Top e Heart, para mencionar alguns. Acho que ser um fã de rock sempre foi parte importante da minha vida".

Whitesnake - "Still Of The Night"

Hart explica que começou a escrever o livro por diversão em 2012, quando foi vítima de uma embolia pulmonar que o deixou três meses em casa, de cama. "Decidi fazer esse livro para me divertir. Por sorte consegui produzir algo passando por todos os problemas de saúde".

Todos iguais
"Olhando para os anos 80, uma coisa é clara: toda banda parecia e soava exatamente igual. Isso tudo porque existia um texto secreto escrito por uma gravadora anônima prometendo fama e fortuna para todos que seguissem esse guia, palavra por palavra", introduz o prefácio de "Steel Rainbow", que reúne não apenas dicas, mas também os maiores clichês dessa fase musical do rock.

Hart acredita que, apesar de datado, o hard rock feito nessa época continua a atrair fãs. "Há muitas pessoas interessadas nesse estilo de música. Bandas como Mötley Crue e Whitesnake --que fez o hino do hair metal, na minha opinião, "Still of The Night"-- tocam muito nas rádios. O Van Halen fez sua maior turnê em 2008. Isso prova que as pessoas continuam a amar esse tipo de música. Mas acho que se surgisse uma jovem banda nesses moldes hoje em dia, certamente eles não teriam muito público", disse, entre risos.

O autor disse que escolheu o estilo como tema porque "ele é muito fácil de divertir". "Basta você olhar para a capa de um álbum ou assistir a um videoclipe desses que você vai dar uma boa gargalhada. Eles usavam roupas coloridas, às vezes maquiagem, tinham aqueles cabelos. Tenho certeza que Jimi Hendrix e John Bonham passaram essa década inteira rodando em suas tumbas".