Topo

"Precisávamos de uma pausa", diz Pe Lanza sobre "sumiço" do Restart

Thays Almendra

Do UOL, em São Paulo

18/10/2013 20h02

Sem lançar um álbum de inéditas desde “Geração Z”, de 2011, a banda Restart decidiu voltar ao cenário musical com algumas mudanças, principalmente no estilo, e lançar nesta sexta-feira (18) o clipe da canção “Renascer” - parceria do UOL com o site da Vevo para lançamento em conjunto às 20h.

Passando por cima da malsucedida “Cara de Santa” – lançada em março deste ano -, o vocalista do Restart, Pe Lanza, disse que a nova fase está representada no nome da nova música.  “Acho que estamos renascendo, sim. Principalmente porque reencontramos a banda, musical e visualmente. Estamos em um momento criativo fantástico e mais felizes do que nunca”, contou ele, que diz ainda que “a banda cresceu”.  

UOL Música - A música “Renascer” significa um renascimento do Restart após estar afastado por um tempo da mídia?
Pe Lanza - Em partes sim. Estivemos por quase três anos trabalhando 24 horas por dia, 30 dias por mês com uma exposição absurda. Neste último ano, decidimos parar um pouco, voltar realmente para o estúdio, compor com calma, gravar com calma e encontrar, dentro do nosso amadurecimento, das cobranças, do tempo, um caminho para a Restart que tivesse a nossa nova cara.

Precisávamos sumir um pouco. Tivemos nossas vidas escancaradas desde muito cedo, trabalhamos muito e, em um determinado momento, percebemos que precisávamos de uma pausa

Pe Lanza, da banda Restart

Acho que estamos renascendo, sim. Principalmente porque reencontramos a banda, musical e visualmente. Estamos em um momento criativo fantástico e mais felizes do que nunca.

Por que decidiram dar um tempo nas aparições públicas?
Não chegou a ser uma decisão, foi algo natural. Precisávamos sumir um pouco. Tivemos nossas vidas escancaradas desde muito cedo, trabalhamos muito e, em um determinado momento, percebemos que precisávamos de uma pausa. Inclusive para conseguir continuar compondo e principalmente para conseguir fazer essa mudança da banda, essa passagem.

No clipe é perceptível a mudança no estilo musical e visual da banda. O que isso significa? O Restart cresceu?
Acho a frase engraçada, mas acho que é algo assim mesmo, nós crescemos. Algumas pessoas se espantam, mas começamos a banda com 17, 18 anos, há cinco anos. Parece pouco, mas hoje que temos 22,23, e cinco anos de estrada, estamos diferentes.

Não gosto muito dos termos "cresceu", "maduro", porque me soam meio chatos e sérios demais. Sempre tivemos a banda para nos divertir, fazer o som que a gente gosta e é isso que continuamos fazendo. Trocamos um pouco as calças, compusemos músicas novas, mas continuamos quatro garotos que sonham pra caramba, trabalham pra caramba e são muito felizes de poderem viver desse negócio.

Em um trecho da música, vocês dizem que “o tempo não volta atrás”. Vocês gostariam de voltar no tempo e mudar alguma coisa na carreira da banda? Por quê?
De jeito nenhum. Acho uma babaquice tremenda renegar seu passado. Ele nos fez chegar até aqui, criou nossa base. Somos gratos por tudo que vivemos e ansiosos pelo tanto que ainda vamos viver.

  • Trecho do clipe da música "Renascer" da banda Restart

Quando paro pra pensar em tudo que a gente teve a oportunidade de viver, tão cedo, percebo como somos pessoas de sorte. Sempre escolhemos nossas roupas, nossas músicas, nossas guitarras e tudo.

Como foi escolhido o local e os detalhes do clipe? A sombra no rosto de vocês no início do vídeo foi uma forma de criar expectativa para ver como estão mais adultos?
A ideia era conseguir um nascer do Sol, pra fazer as silhuetas e passar essa ideia de "renascimento". Você começa o clipe vendo silhuetas, com uma vista espetacular, e de repente....BOOOM! A gente aparece, renasce no vídeo. Captou muito bem o clima da música, da letra, acho que as pessoas vão se identificar. Todo mundo precisa "renascer" vez ou outra.