Topo

"Ele era um mestre", diz David Bowie sobre morte de Lou Reed

Do UOL, em São Paulo

27/10/2013 16h40

Lou Reed, fundador do Velvet Underground, morreu neste domingo (26), aos 71 anos e movimentou o mundo da música. No Twitter e em notas, artistas que se inspiraram no som transgressor do Velvet Underground, como David Bowie, Billy Idol e Iggy Pop, lamentaram a notícia.

"Ele foi um mestre", afirmou Bowie, amigo de longa data de Lou e produtor do disco "Transformer".

Em seu site oficial, John Cale, cofundador da banda, afirmou ter perdido um "amigo de escola". "O mundo perdeu um ótimo compositor e poeta. Eu perdi meu amigo de escola", disse. Cale e Lou chegaram a morar juntos no começo da década de 60, antes de criarem o Velvet Underground.

"R.I.P. Lou Reed e obrigado pelo The Velvet. Você foi minha inspiração na década de 70, sem você lá não haveria o punk rock", escreveu o cantor de "Dancing With Myself".

O também veterano do rock Iggy Pop ficou perplexo ao saber da morte do cantor. “Notícia devastadora”, exclamou em seu perfil no microblog.

“LouReed foi uma grande influência na minha música e seu encorajamento mudou a minha vida. Estou arrasado”, lamentou o roqueiro indie americano Okkervil River, autor de "Show Yourself'. 

Bandas da mesma época que Velvet Underground, como The Who, e artistas mais novos, como Duran Duran, Weezer e a vocalista do Paramore, Hayley Williams.

O ator Elijah Wood também lamentou a notícia. "Que você caminhe sempre pelo lado selvagem, Lou Reed. Terrivelmente triste de ouvir que você se foi", escreveu, citando "Walk on the Wild Side", um dos sucessos da carreira solo do músico.

 

 

Algumas personalidades brasileiras também se manifestaram sobre a morte do músico nas redes sociais. Fã do cantor falecido, o apresentador Marcelo Tas fez questão de agradecê-lo por sua importante trajetória musical: "Gratidão ao Lou Reed e preces para a preciosa Laurie Anderson, companheira dele em tempos recente".  Já Humberto Gessinger apenas publicou a letra de "Legendary Heart", do disco homônimo de 1983.

Lou Reed havia feito um transplante de fígado em abril deste ano. No início de junho, a mulher dele, a musicista e artista Laurie Anderson, revelou que seu marido estava se recuperando desde a operação, mas sugeriu que ele poderia "nunca recuperar totalmente". O cantor postou uma mensagem para os fãs em sua página no Facebook, em que se descrevia como um "triunfo da medicina moderna", e afirmou que estava ansioso para voltar aos palcos.

Em março deste ano, Reed cancelou uma série de shows devido a "complicações inevitáveis". Ele se apresentaria no primeiro fim de semana do festival Coachella e faria uma série de shows nos Estados Unidos. Na mesma época, o músico surpreendeu os fãs em Nova York, quando ele fez uma aparição para promover o clássico álbum "Transformer". Nenhuma informação sobre o que teria levado o cantor a precisar realizar o transplante foi divulgada.

Anderson revelou que o estado de saúde de Reed era grave, mas que agora ele vem se recuperando aos poucos. "Ele estava morrendo. Eu não acredito que ele vá se recuperar totalmente, mas ele certamente estará de volta para fazer algumas coisas em poucos meses. Ele já está trabalhando e fazendo tai chi chuan. Estou muito feliz, é uma nova vida para ele", disse ela para o jornal inglês.

Considerado o 81º melhor guitarrista de todos os tempos pela revista norte-americana "Rolling Stone", Lou Reed é conhecido também como o pai da música alternativa. Em 2011, ele lançou o álbum "Lulu", em que colocava seus vocais no instrumental de Metallica.