Topo

Depois de decepcionar público em SP, Bieber faz pazes no Rio e canta "Baby"

Mariana Costa

Do UOL, no Rio

03/11/2013 23h02Atualizada em 04/11/2013 09h48

Depois do incidente ocorrido no show deste sábado (2), em São Paulo, o cantor pop canadense Justin Bieber fez as pazes com o público na praça da Apoteose, no Rio de Janeiro, na noite deste domingo, para um público estimado em 30 mil pessoas. Desta vez, ele cantou o tão esperado hit "Baby" para a alegria de todas as beliebers - nome dado às suas fãs. Em São Paulo, irritado, Bieber deixou o palco antes do grand finale após uma garrafa d'água ser atirada contra seu microfone.

Com quase duas horas de atraso – o cantor subiu ao palco às 20h50 –, Bieber fez um show completo, seguindo o set list previsto, interagiu com o público falando em inglês (com exceção para “Obrigado” e “Rio”), pegou uma das câmeras da produção para filmar as fãs e a si próprio, e cantou, no bis, as esperadas “Boyfriend” e “Baby”.

Invasão ao palco 

Durante “Boyfriend”, sem camisa e em meio aos seus dançarinos, o astro pop foi agarrado por trás por um rapaz, em um episódio em que não ficou claro se houve uma invasão ao palco ou se foi uma brincadeira previamente combinada entre a produção. “Whatta fuck is that?” (Que p... é essa?), perguntou Bieber aos parceiros de palco.

Bieber tirou a camisa em outros momentos do show para revelar um corpo musculoso e tatuado, arrancando mais gritos histéricos. Entretanto, apesar da boa forma, o jovem canadense teve dificuldade para cantar e dançar ao mesmo tempo, o que deixou sua respiração ofegante entre uma coreografia e outra. Por isso, ele optou pelo playback na maioria das músicas.

Afinado, Bieber tocou violão e cantou em versões acústicas para as baladas “Catching Feelings” e “Fall”, e assumiu a bateria ao fim de “Beauty and a Beat”. Em “Believe”, em mais uma aparição sem camisa, sentou-se ao piano e cantou: “I love you, Rio! Believe in me, and I’ll belive in you” (Amo você, Rio! Acreditem em mim, que eu acreditarei em vocês), disse, antes de deixar o palco para o bis.

“I see a lot of a beautiful girls here” (Vejo muitas garotas bonitas aqui), disse o cantor pop na introdução de “One Less Lonely Girl”, canção em que tradicionalmente uma fã sobe ao palco para conhecer o astro. A escolhida, agraciada com uma coroa de flores colocada pelo músico, foi Luísa, uma jovem de 16 anos, que veio do Espírito Santo para o show no Rio.

A maioria da plateia era formada por garotas e muitas delas contavam com a companhia dos pais, como Maithê, de 17 anos, que foi ao show ao lado da mãe, a escriturária Márcia Garcia. Juntas, elas já assistiram a cinco shows do astro canadense. A filha estava junto às grades do palco e era monitorada pela mãe com a ajuda de integrantes da própria produção. “Fiz contato com eles, peço pra entregarem comida, água. Estava em São Paulo ontem, dormi quatro horas apenas para estar aqui. Ela é realmente louca por ele, sempre foi”.

Pista e arquibancada rapidamente lotaram com a abertura dos portões, às 13h. A presença de um sósia causou ainda mais histeria entre as fãs que aguardavam o show:o estudante Enzo Estrela, de 15 anos, teve um dia de super star. O assédio foi tanto que a produção disponibilizou seguranças para acompanhar o jovem, que tirou fotos, distribuiu beijos e foi ovacionado a cada aceno para a arquibancada lotada.

"Meu sonho é conhecer o Justin", repetia o jovem, como um mantra. Mãe de Enzo, Daniela Estrela circulava nervosa e assustada com o assédio ao filho: "Estou tentando falar com ele, mas está difícil”.

Show em SP e garrafada d'água

Com 1h15 de atraso, Justin Bieber se apresentou para 35 mil pessoas na Arena Anhembi, em São Paulo. Em meio a choradeiras, histeria e desmaios, o cantor pop canadense tirou suspiros das fãs que esgotaram os ingressos do local. No entanto, no bis do show - momento em que ele cantaria "Baby" - uma garrafa d'água foi atirada contra seu microfone. Irritado, Bieber deixou o palco antes do grand finale. Os bailarinos de Bieber ficaram paralisados ao verem o astro teen saindo do palco. Esperançosos, eles até tentaram aguardar a volta do cantor, mas em vão. Ele não apareceu e muitas fãs caíram novamente ao choro. "Alguém tem que pedir desculpa para ele", disse uma delas.

Poucas horas após o show, as hashtags "#SorryJustinFromBrazil" e "#BrazilSorryJustin" entraram para os trending topics mundial. Fãs de todas as partes do mundo tentaram se desculpar com o cantor pelo ocorrido no Brasil. Ainda na rede social, Bieber agradeceu o amor dos fãs e aproveitou para dizer que neste domingo faz mais um show no país, no Rio de Janeiro.

Mesmo dando chá de cadeira nas fãs, Justin empolgou o público paulistano abrindo o show da turnê "Believe" com o hit "All Around the World". Pedindo que o público fizesse muito barulho, ele disse: "E aí, São Paulo?! Estão prontos para uma aventura esta noite? Sou o Justin Bieber e quero levar vocês. Pulem, pulem!".

O ponto alto da apresentação foi o momento que escolheu uma felizarda para subir ao palco que ganhou a tão desejada coroa de flores no hit "One Less Lonely Girl". A partir daí o choro coletivo ganhou nova motivação. A frase mais ouvida era: “Queria ter sido a escolhida”. 

Incorporando um sex symbol, Bieber fez trocas de roupas e levou a garotada ao delírio ao tirar a camisa em “As Long As You Love Me”. “Vocês se importam se eu ficar mais à vontade?", perguntou ao público, enquanto arriscava uma dancinha sensual. Nem precisaria dizer que a gritaria aumentou um bocado.

Lágrimas e desmaios

Embora sem registro de ocorrências graves, muitas fãs passaram mal. Choro incontrolável e desmaios eram os sintomas mais comuns. O motivo, quase sempre o mesmo: má alimentação, desidratação, horas sem dormir, muito sol na cabeça e, por fim, o ingrediente principal: emoções em estado de erupção. A combinação levou centenas ao posto médico. A capacidade de 20 pessoas em vários momentos não foi suficiente para atender a demanda das muitas fãs aflitas.

Fãs ficam sem banho e perdem prova

Um dia antes do show de Justin Bieber em São Paulo, fãs do cantor pop superlotavam a rua Olavo Fontoura, em frente ao Anhembi – local da apresentação. Muitos deles estavam sem tomar banho, faltaram à escola, perderam provas, enfrentaram calor e frio e não desgrudam das barracas, transformando a calçada em uma espécie de Woodstock brasileiro adolescente. Em clima de festa, gritos e ansiedade para ver o ídolo, muitos pais acompanharam seus filhos para realizar o sonho deles. Assista ao vídeo acima.

Mas nem sempre foi assim. Adolescentes e jovens só voltaram a montar barracas no local no início desta semana. Proibidos pelo Conselho Tutelar e Guarda Civil Metropolitana desde o final de setembro, eles ignoraram a medida e formaram um grande acampamento no lugar.

De acordo com a assessoria do Anhembi, não houve nenhuma liberação de nenhum dos órgãos para que as fãs voltassem a se instalar no local. No dia 3 de outubro, a equipe do UOL esteve no local e conversou com as fãs que relataram alguns perrengues passados por elas desde o primeiro dia que se instalaram no Anhembi.