Topo

Beck faz show intenso, toca Michael Jackson e ganha público em festival

Patrícia Colombo

Do UOL, em São Paulo

09/11/2013 21h53

Abrindo com um de seus maiores hits, “Devil’s Haircut”, às 20h, Beck deu inicio a que foi uma das mais fortes apresentações do Planeta Terra 2013. Amparado por competentíssima banda, o multi-instrumentista inseriu diversos sucessos de sua carreira em apresentação plural e intensa.

Essa é a segunda passagem de Beck pelo Brasil, tendo a primeira - e até então única – rolado durante a terceira edição do Rock in Rio, em 2001. De lá pra cá, Beck lançou quatro álbuns de estúdio, entre eles o melancólico e belo “Sea Change”, um dos mais respeitados trabalhos de sua carreira, lançado após o término do relacionamento de nove anos com a estilista Leigh Limon. A caminho está  "Morning Phase", que deve sair em fevereiro de 2014.

Beck dificilmente é encaixado em apenas um rótulo musical - para sua felicidade, já que praticamente todo artista detesta esse tipo de etiqueta que a mídia costuma aplicar. Já foi relacionado ao lo-fi no início da carreira, inseriu referências sonoras do hip-hop e de música brasileira em diversas produções, investiu em psicodelia, em formatos mais folk, entre outras referências. No show isso fica ainda mais claro, já que o setlist pode facilmente transitar de uma faixa mais eletrônica como “Get Real Paid” a uma balada com predomínio do violão, como a linda “Lost Cause”.

Como era de se esperar, o músico tocou  “Tropicalia”, faixa do álbum de 1998 “Mutations”, com pegada sessentista e com diversas referências ao movimento brasileiro que intitula a canção – do qual Beck é fã declarado. Mencionou Caetano Veloso e Gilberto Gil, mas a referida canção teve apenas um trecho seu executada ao vivo. Logo na sequência Beck e sua banda emendaram “Qué Onda Güero”.

Entre as outras faixas que os fãs ouviram, estiveram “Loser”, “Black Tamborine”, “Novacane”, “Debra”, "Girl", “Modern Guilt" e “Where it’s At”. Além disso, a banda ainda fez cover de Soft Cell com “Tainted Love" e de Michael Jackson, com o clássico “Billie Jean” (que Beck cantou inteira).