Topo

Morrissey faz cover de "Satellite Of Love" em homenagem a Lou Reed

Morrissey canta no Festival de Glastonbury, em Glastonbury, Inglaterra - Ian Gavan/Getty Images
Morrissey canta no Festival de Glastonbury, em Glastonbury, Inglaterra Imagem: Ian Gavan/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

11/11/2013 11h16

O músico britânico Morrissey, 54,  irá lançar a versão cover que fez para "Satellite Of Love", em homenagem a Lou Reed, morto em 27 de outubro aos 71 anos. A informação é do site da revista inglesa "NME".

A faixa foi grava no dia 25 de novembro de 2011 durante um show em Las Vegas, nos Estados Unidos. A música estará disponível a partir do dia 2 de dezembro e marcará também o lançamento da versão de aúdio da autobiografia de Morrissey.

Na ocasião da morte de Reed, o ex-vocalista do The Smiths afirmou que o fundador do Velvet Underground foi uma de suas maiores influências, tanto na carreira como na vida. "Graças a Deus existem pessoas como o Lou que se movimentam por regras próprias", afirmou.

A versão original de "Satellite Of Love" apareceu no CD "Transformer" (1972) e foi coproduzida por David Bowie

Biografia de Morrissey

Como seria natural de se esperar em um livro sobre um dos cantores mais populares em seu país, os trechos em que Morrissey fala sobre sua relação com a música são os que mais prendem o leitor.

A contracapa do livro destaca que em 2006 Morrissey foi eleito pela audiência da rede de TV BBC como o "segundo maior ícone britânico vivo", perdendo apenas para o naturalista Sir David Attenborough, famoso por apresentar programas de TV no país. É interessante perceber o que aparenta ser um sentimento de perseguição de Morrissey, apesar de toda aclamação popular. O cantor parece se sentir atacado por todos os lados, questionado e até mesmo boicotado pelas rádios --por mais que sua banda acabe se tornando uma das mais elogiadas do país.

Os Smiths, entretanto, que são provavelmente o principal motivo pelo qual Morrissey é conhecido no mundo, acabam não ganhando o destaque que se poderia esperar. Menos de 20% do livro trata do tempo em que a banda estava reunida, nos anos 1980 --o grupo é mencionado uma centena de vezes ao longo das quase 500 páginas.

O sucesso da banda, mesmo com sua divulgação em todo o mundo, não chega a encher os bolsos dos integrantes, ele conta em um momento. "Os Smiths são repetidamente apontados como a melhor banda no país, mas mesmo assim não conseguimos nenhum sucesso visível", lamenta em outro trecho.

Morrissey trata praticamente como um "mistério" a separação da banda que marcou sua história. A versão mais tradicional contada pelos outros músicos e por testemunhas, entretanto, é que o grupo teria se desentendido após o vocalista rejeitar a parceria com um empresário, o que acabou levando à separação.